O vice-reitor, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, é reconduzido para cargo de representante das universidades federais como membro do Conselho Superior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj. A agência é um órgão de fomento da ciência, tecnologia e inovação do estado do Rio de Janeiro. Seu objetivo é estimular atividades nas áreas científica e tecnológica e apoiar de maneira ampla projetos e programas de instituições acadêmicas e de pesquisas sediadas no estado.
Antonio Claudio participa do Conselho desde 2014 e atua como coordenador na área de saúde desde 2013. O Conselho Superior é formado por 14 membros, sendo quatro deles indicados livremente pelo governador e os demais escolhidos por ele nas listas tríplices, apresentadas por universidades, entidades com reconhecida atividade de pesquisa e pelo setor empresarial.
Segundo o vice-reitor, a UFF tem contribuído institucionalmente para o destino da Faperj e, portanto, para os destinos da CT&I do Estado do Rio de Janeiro. “Seja através da minha participação no Conselho Superior, seja como um dos coordenadores da área da saúde. Nesses dois últimos anos, o orçamento destinado à Faperj foi drasticamente reduzido e o conselho tem se mobilizado para reverter esse quadro. De qualquer forma, tomamos decisões importantes que evitaram ainda maiores prejuízos, como a concessão de bolsas de apoio emergencial aos programas de pós-graduação”.