Informe

Resultado de Prêmio de Vídeo em Ciência, Tecnologia e Inovação

UFF divulga resultado de Prêmio de Vídeo em Ciência, Tecnologia e Inovação

Divulgamos o resultado da avaliação do Prêmio de Vídeo em Ciência, Tecnologia e Inovação, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Federal Fluminense, sob coordenação do Fórum de Periódicos e Comunicação Científica.
Para esta avaliação foram levados em consideração os critérios referentes ao impacto visual, inovação e contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica. Os ganhadores foram avaliados pela seguinte ordem:

1° lugar: “UFF na rede contra ZIKA”, enviado por Luiz Antonio Botelho Andrade, docente do Departamento de Imunobiologia
2° lugar: “Terra Quilombola”, enviado por Leandro Serra Silva Pereira, discente de graduação em Geografia.
3° lugar: John Dalton,o pai teoria atômica e daltônico”, enviado por Dayvisson Daniel Rodrigues Parente, discente de graduação em Economia

A banca avaliadora foi composta por importantes membros externos de diferentes instituições que atuam diretamente com divulgação e comunicação científica. Foram eles: Carlos Vogt, professor emérito e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp; Cristiane Porto, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes,  Eloísa Príncipe, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ), Fábio Castro Gouveia, professor no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Fundação Oswaldo Crus, Germana Barata, professora do curso de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor-Unicamp, Wagner Oliveira, coordenador de comunicação social da Fiocruz, Wilson Bueno, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP e Yurij Castelfranchi, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

A banca destacou a qualidade dos trabalhos e a dificuldade em avaliar a diversidade de conteúdos ricos e interessantes para o público em geral. Yurij Castelfranchi, professor de sociologia da UFMG e um dos avaliadores do prêmio ressaltou que “todos os vídeos apresentados possuíam temas extremamente interessantes, e quase todos transmitiam o envolvimento e o engajamento de seus autores. O julgamento, portanto não foi simples”. A banca ainda parabenizou a todos pelas produções e pela iniciativa tão importante de divulgar o conhecimento científico. “Meus cumprimentos a todos os participantes e elogio fortemente a iniciativa da UFF em contemplar esta área. Senti-me honrado por participar deste processo”, elogiou o professor Wilson Bueno, também avaliador da premiação.

Para o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e Inovação (Proppi), Vitor Ferreira, “Divulgação científica e popularização da ciência sem uso de caricatura é feita por quem entende do assunto. Essa divulgação se torna muito importante nos dias atuais, pois é preciso integrar o conhecimento cientifico produzido nas universidades com a sociedade. No entanto, não é fácil estabelecer um diálogo entre a ciência hermética e a linguagem que acesse o senso comum do público. Tem que haver mais iniciativas por parte do cientista  que precisam entender que a sociedade é importante na valorização dos seus trabalhos”. A organizadora da premiação e coordenadora do Fórum de Periódicos e Comunicação Científica da Proppi-UFF, Thaiane Oliveira, destacou que a divulgação científica tem um papel fundamental para que a população tenha conhecimento sobre ciência e participe do que está produzido na universidade. Para ela, “o engajamento científico não é só uma busca de mais visibilidade da ciência. É também o nosso compromisso para tornar a ciência mais acessível para toda a sociedade”. 

O prêmio de vídeo de Ciencia, Tecnologia e Inovação é uma das iniciativas da UFF que marca o esforço de popularizar a ciência, sem deixar de entender esta comunicação científica com a seriedade própria da área. Como ressaltou o vice-reitor Antônio Cláudio de Nóbrega, “tornar a ciência mais acessivel ao entendimento da população geral funciona como uma prestação de contas junto a quem nos financia, mas é também uma tarefa fundamental para legitimar nossas atividades e termos a população como a maior interessada no avanço do conhecimento independente e soberano para o país” 

A premiação ocorrerá no evento Prêmio UFF de Excelência Científica, que acontecerá no dia 05 de dezembro, às 9h30, no Núcleo de Estudos de Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), campus Praia Vermelha. Haverá a entrega do termo de outorga dos ganhadores e certificado de participação para todos que enviaram seus vídeos para este prêmio.

Dados do informe

27/11/2017
,

Pular para o conteúdo