Informe

Livro analisa obra do escritor Ganymédes José

“Histórias de detetive para crianças: Ganymédes José e a série Inspetora (1974-1988)” (Eduff, 2017), de Leonardo Nahoum Pache de Faria, analisa o trabalho do escritor de literatura infantil brasileira. A carreira do escritor se desenvolve desde biografias e livros didáticos a peças de teatro, perpassando pelos gêneros da literatura de massa, como o suspense, aventura, ficção científica e policial.

A ideia principal é tratar de como a crítica literária via Ganymédes José como um autor menor, ainda que tenha recebido premiações como Troféu Jabuticaba (1973), concedido pela Câmara Municipal de Casa Branca (SP), e o Troféu Jabuti (1985).

Em “Histórias de detetive”, Leonardo de Faria elegeu para análise a série “Inspetora” – um conjunto de pequenos livros de mistério dos anos de 1970 e 1980 protagonizados por crianças e escrita por Santos de Oliveira, um pseudônimo de Ganymédes José. Muitos não fazem ideia disso. Como Santos, ele pôde desenvolver seus temas e alçar suas bandeiras como poucas criações individuais o permitiram.

Para o autor, a coleção “Inspetora” tem um lugar especial na obra do autor; tanto pelos milhares de páginas e pela relevância como leitura de formação de um vasto número de jovens leitores, quanto pela sua combinação de literatura infantojuvenil e ficção policial.

 

Saiba como comprar.

 

Dados do informe

07/12/2017

,

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo