Em “…remediado está: implicações do processo de significação da greve na relação Legislativo-Judiciário pós-1988” (Eduff, 157 pp, R$ 39), Ulisses Gomes trata da análise discursiva na relação entre o texto judiciário e o texto legislativo.
Fruto da dissertação de mestrado do autor no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, a obra é também uma reflexão singular e profunda sobre a liberdade democrática de participação do cidadão no exercício de seus direitos.
Além de formular questões com perspicácia, Gomes presenteia o leitor com um corpus para análise composto por petições e acórdãos de mandados de injunção, ambos vinculados ao exercício do direito de greve do servidor público.
O livro surpreende pela densidade ao abordar questões complexas e atuais, ao passo que percorre os sentidos no campo da ideologia e da psicanálise. Além disso, as discussões teóricas e analíticas que passam pela teorização do discurso jurídico em sua materialidade vinculam-se à historicidade, constituída pela memória discursiva e pela produção ideológica de efeitos de verdade e transparência de sentidos.