O Hospital Universitário Antonio Pedro recebeu no último dia (27), no Anfiteatro Aloysio de Paula, 70 novos residentes distribuídos em 43 especialidades. O Programa de Residência Médica do Huap existe há 52 anos, este ano teve a oferta total de 108 vagas no formato de residência médica, com início em março.
O vice-reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nobrega disse que apesar de todas as dificuldades, a infraestrutura do hospital tem melhorado em muitas direções. O vice-reitor anunciou a mais recente conquista do Huap que é a obra do primeiro Centro de Simulação Realística e Treinamento dentro de um Hospital Universitário com esse perfil. “Mais do que beneficiários vocês serão atores desse processo pedagógico que irá contribuir diretamente para o ensino e pesquisa”, conclui.
O superintendente do Huap, Tarcisio Rivello, parabenizou os novos residentes e falou sobre a importância desse momento de troca de conhecimentos com os preceptores. Rivello destacou ainda a preocupação da gestão com a qualidade de atendimento em todos os aspectos, seja relacionado ao fator humano ou técnico. “Temos um grupo de trabalho e um parque tecnológico muito bom. Sejam cada vez mais, curiosos e críticos, para saírem com melhores condições de trabalho e capacitação de treinamento. Façam uma boa política na rede de saúde”, afirmou.
Durante a recepção, que ocorreu, os médicos passaram por uma integração institucional, e puderam conhecer a infraestrutura do Huap, receberam orientações gerais que envolvem segurança, normas e conduta, bem como toda a rotina hospitalar. Ao final do evento os residentes se reuniram com os coordenadores de área.
Estiveram presentes a chefe da Divisão de Gestão de Cuidados, Sayonara Drummond, o gerente de Ensino e Pesquisa, Rubens Antunes da Cruz Filho, o chefe da Divisão Médica, Roberto Carlos Barcellos, além de chefes de serviço e servidores técnico-administrativos.