A assistente social Leila Guidoreni, foi homenageada na Câmara Municipal de Niterói, no dia (16), pelo trabalho desenvolvido no Programa SOS Mulher. O reconhecimento é pela contribuição e dedicação de serviços, ao cumprimento da legalidade, direção, trabalho, atendimento, assistência, acolhimento, acompanhamento e escuta qualificada às mulheres vítimas de violência sexual e doméstica.
O programa SOS Mulher existe desde 2002 no Huap e todo o atendimento segue as normas técnicas do Ministério da Saúde. As mulheres vítimas de violência sexual que chegam ao Huap são atendidas na emergência e encaminhadas ao Serviço de Obstetrícia, onde passam por exames e procedimentos de profilaxia indicados para prevenir, por exemplo, uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Todas as mulheres vítimas de violência são direcionadas ao ambulatório, onde é feito o acompanhamento multiprofissional por médicos, farmacêuticos, enfermeiras e assistentes sociais.
O serviço social apresenta o Programa através do acolhimento e a partir das demandas apresentadas pelas mulheres faz os encaminhamentos necessários,como para a psicologia ,psiquiatria ,INSS, entre outros.
Leila destaca a importância das ações voltadas para a atenção às mulheres vítimas de violência – “O acolhimento e acompanhamento realizado é pautado numa política pública construída com luta e resistência por nós mulheres. Embora tenhamos consciência que ainda há um longo caminho a ser percorrido e conquistado. Este reconhecimento se dá pelas ações desenvolvidas de maneira profissional, ética, política e honesta pelo envolvimento da equipe multiprofissional que atua no Programa”, afirma.
Periodicamente, a equipe participa de encontros e debates com as instituições que compõem a rede no atendimento às mulheres vítimas de violência estabelecendo parcerias das ações.