Foi realizada, na última semana, a quarta edição do Curso Básico de Biossegurança com Ênfase em Clínica Veterinária. O curso contou com a participação de 30 alunos, sendo 27 médicos veterinários, uma farmacêutica e uma biomédica, além de uma aluna de biologia. Realizado em 24 horas, procurou responder a três questões: “A biossegurança protege quem? Do quê? Como?” A professora Maria Castro, da Fiocruz, comentou: “No seminário foi possível perceber como os alunos se apropriaram do conhecimento. Não se limitaram a apresentar a metodologia e resultados dos artigos. O debate foi muito estimulante, situações-problemas foram discutidas e soluções apontadas”.
Os alunos destacaram como pontos fortes da capacitação: (i) a forma diversificada como o assunto foi ensinado; (ii) as estratégias didáticas lúdicas realizadas (jogos, filmes e as dinâmicas de grupo) que tinham como objetivo estimular a atenção e o interesse dos alunos em aprender; e (iii) as avaliações diárias. A aluna e médica veterinária Dâmaris Pordeus (26 anos) declarou: “Achei o curso bem didático, o que tornou o assunto interessante. Muitas atividades extras (jogos, filmes e provinhas) nos permitiu uma autoavaliação constante. Dei-me conta de muitas coisas que fazia de forma inadequada”.
A coordenadora Aline Moreira de Souza ressaltou: “A melhoria na percepção da equipe sobre o tema e mudanças de conduta profissional têm transformado o HUVET em um Hospital Veterinário modelo em Biossegurança, o que impacta positivamente no atendimento aos pacientes e seus tutores”.