Foi realizado, no dia 03 de maio, o V Simpósio de Sensibilização em Biossegurança, no Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), Campus da Praia Vermelha, Niterói.
A ação de extensão foi coordenada pela Prof.ª Maristela Soares Lourenço, juntamente com a Prof.ª Renata Frauches Coimbra e comissão de alunos da Faculdade de Nutrição, e integra o Programa de Extensão “Sensibilização e Capacitação em Biossegurança em 2018”.
Segundo a Prof.ª Maristela, “a programação do simpósio foi planejada para abordar temas relevantes desde o tratamento e qualidade da água para o consumo humano, até as boas práticas para o consumo de alimentos, além da abordagem sobre os impactos do uso dos agrotóxicos na saúde e as consequências das perdas e desperdícios de alimentos em relação ao consumo de água e poluição do meio ambiente”. A coordenadora ressaltou ainda que o interesse dos participantes do simpósio foi bastante gratificante no decorrer das palestras e mesas redondas: “Os debates foram enriquecedores e esperamos que todos os participantes da sociedade, docentes, discentes e técnico-administrativos da UFF e de outras universidades possam refletir sobre os conhecimentos adquiridos, e que o simpósio seja uma semente que germinará com ações e atitudes sobre as questões relacionadas à biossegurança com interface no consumo de água e alimentos. Com isso acreditamos que atingimos os objetivos delineados na elaboração do simpósio, cumprindo o papel da ação de extensão, de cidadania, contribuindo com a saúde humana e preservação ambiental”.
De acordo com a aluna do Programa Sensibilização e Capacitação em Biossegurança em 2018, Hellen Dos Santos Sabino, “a ação de extensão proporcionou reflexões sobre o uso e manejo consciente da água e do manuseio apropriado dos alimentos. Além disso, todas as palestras relacionaram a utilização das boas práticas em biossegurança na proteção da saúde humana e do meio ambiente”.
Além da programação científica, foram sorteados livros da Editora FIOCRUZ e Editora Atheneu, e distribuídas 30 mudas de árvores frutíferas.