Nota institucional da PROEX / UFF
O processo de escolha, pela comunidade universitária, de reitor e vice-reitor da UFF foi conduzido pela Associação de Professores Inativos – ASPI/UFF por decisão unânime do Conselho Universitário, em consonância com a legislação vigente e as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação.
Destaque-se que a ASPI/UFF tem, há várias eleições, realizado este processo, sempre com extrema lisura e responsabilidade. A comunidade escolheu os Professores Antonio Claudio e Fabio Passos para conduzirem a UFF no período 2018-2022.
Não cabe agora, portanto, qualquer ilação sobre o processo. Trazer este tema, neste momento, em razão da movimentação de um único servidor é, de forma sorrateira, tentar quebrar a legitimidade da ordem instituída pela nossa comunidade universitária.
Concluída a escolha dos novos dirigentes, a UFF seguirá unida como sempre com propósitos de avanços acadêmicos e sociais para o Brasil.
É necessário ainda, lembrar que os cargos de direção, em especial, não são vitalícios. Estes não pertencem a pessoas específicas. Correspondem a postos que são temporariamente ocupados na estrutura do Estado brasileiro para o desenvolvimento de determinadas funções que se adequam a implementação de linhas institucionais de ação e objetivos da máquina pública.
De fato, cargos de direção decorrem do alinhamento às perspectivas de trabalho do gestor. Por isso, há esperada e necessária rotatividade ao longo do próprio devir da administração. Assim, nem de longe, estão vinculados a bandeiras políticas locais ou nacionais, ou a interesses partidários, ou ainda a desejos pessoais.
A Universidade é apolítica e laica, pública e gratuita. A UFF vem sendo construída historicamente por seus estudantes, técnicos-administrativos e professores. Estamos todos juntos na construção de uma grande universidade. É esse espírito que nos move!
Professor Cresus Vinícius Depes de Gouvêa
Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense