A Eduff e o Arquivo Nacional lançam a reedição ampliada de “Flora Fluminensis’ de frei José Mariano da Conceição Vellozo – Documentos”, publicada primeiramente pelo Arquivo, em 1961, no volume 48 da série “Publicações do Arquivo Nacional”. A obra traz documentos relativos à publicação da gigantesca “Flora Fluminensis”, de do padre franciscano José Mariano da Conceição Vellozo (1742-1811), um dos principais naturalistas da América portuguesa. Concluída em 1790, a “Flora Fluminensis” só foi publicada postumamente, em 1825, e apresentava descrições e figuras de 1.640 vegetais brasileiros e muitas indicações ecológicas e nomes indígenas, representando um esforço notável para a época.
O volume contém documentos sobre mineralogia, botânica e zoologia e papéis relacionados à publicação de outras floras: a brasiliensis, iniciada pelo naturalista bávaro Martius, e a paraensis. Entre os documentos referentes à publicação, também há ofícios de d. Rodrigo de Souza Coutinho tratando dos estudos de frei Mariano sobre salitre, quina e aguardente, remessas de livros e chapas de Lisboa, de estampas da obra “O fazendeiro do Brasil”, compreendendo o período de 1797 a 1825. A edição inclui os capítulos “Naturalistas viajantes”; “Frades cientistas” e uma “Miscelânea” composta do projeto para a Academia Real do Rio de Janeiro e de documentos da Tipografia do Arco do Cego.
A nova edição da Eduff e do Arquivo traz, ainda, textos de análise elaborados por Claudia B. Heynemann e por Begonha Bediaga, Marcos Gonzalez e Haroldo C. de Lima, que contribuem para a ampliação do conhecimento sobre frei Vellozo.
Saiba como comprar.