Informe

UFF/UAB promovem Aula Magna do Cursos de Pós-graduação

Foi realizada no sábado (23/06/2018), a aula Magna dos Cursos de Especialização em Administração Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde Pública, ofertados pela Universidade Federal Fluminense e Universidade Aberta do Brasil (UAB). O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal Fluminense, Campus Aterrado na cidade de Volta Redonda.

 

 

 

Os alunos foram recepcionados pelos coordenadores dos cursos de Administração Pública: Prof. Dr. Márcio Moutinho Abdalla e Prof. Dr. Ricardo César da Silva Guabiroba; do curso de Gestão Pública Municipal: Prof. Dr. Ricardo Thielmann e Prof. Dr. Julio Candido de Meirelles Júnior; do curso de Gestão em Saúde Pública: Profa. Dra. Vanessa da Silva Garcia e Prof. Dr. Pítias Teodoro Lacerda, juntamente com a equipe do curso.

A cerimônia foi conduzida pela MsC. Raphaela Giffoni Pinto e a coordenação de tecnologia pelo MsC. Edgar Eller Júnior.

A cerimônia iniciou com o Hino Nacional Brasileiro. Participaram da solenidade compondo a mesa as seguintes autoridades: da esquerda para a direita Dr. Celso Costa Coordenador UFF/UAB, Dr. Ilton Curty Leal Junior, Representando a Reitoria e o Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS de Volta Redonda e Dr. Julio Candido de Meirelles Junior, representando as coordenações dos cursos.

Dr. Celso Costa ministrou aos alunos relatando o inicio da Universidade Aberta do Brasil – UAB, o envolvimento da UFF e a trajetória dos cursos até esta sétima turma.

Dr. Ilton Curty Leal Parabenizou aos ingressantes do curso e sobre a satisfação da direção com o inicio das novas turmas de especializações. Citou a UFF como referência nacional na formação de administradores públicos, com seus cursos de graduação em administração pública, especializações e mestrado.

Foram apresentados os tutores do curso e toda equipe de secretaria e em seguida foi iniciada a aula Magna ministrada pelo prof. Dr. Julio Candido de Meirelles Junior, que abordou a história do curso, sua importância social na formação dos gestores públicos para intervirem na realidade social, política e econômia do país, com visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo e de suas unidades operacionais.

Salientou que um dos objetivos do curso é capacitar os quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) dos sistemas públicos e contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, no âmbito Federal, Estadual e Municipal.

Trouxe uma reflexão sobre a universidade como instituição social responsável pela difusão do conhecimento e pela geração de novos saberes pautados nos princípios da ética, da moral, da verdade, da justiça, da igualdade e da responsabilidade social, valores que são relevantes para a condução do país. Evidenciou a importância da formação do sujeito ético político, ativo na sociedade, como agente de mudança social, comprometido com a comunidade do qual é parte integrante. Finalizou dizendo que espera que todos os alunos possam ter essa reflexão ao longo do curso e que levem esse conhecimento para as suas comunidades.

 

 

Dados do informe

26/06/2018


Pular para o conteúdo