A Universidade Federal Fluminense através do Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LACORD) da Superintendência de Documentação (SDC), visita o Laboratório de Restauração e a Biblioteca da Universidade de Tubingen na Alemanha para troca de experiências e apresentação do trabalho desenvolvido pelas instituições.
A Bibliotecária e Restauradora Anne Marie Lafosse Paes, responsável pelo LACORD/SDC da UFF, foi recebida no dia 2 de julho pela Universidade de Tubingen, fundada em 1477.
Mrs. Rachel Dipper, Anne Marie e o estagiário Lukas Bott, passaram a tarde trocando informações sobre os trabalhos que desenvolvem, tanto na Universidade Federal Fluminense quanto na Universidade de Tubingen.
Durante a visita ao prédio de obras raras da Instituição, tiveram a oportunidade de acessar algumas obras do século XIV e XV de grande importância para o nosso país: Casparis Barlaei, Rervm Per Octennivm in Brasilia Et alibi nuper gestarum, Sub Praefectura Illustrissimi Comitis I. Mavritii, Nassoviae, & c. Comitis, Nunc Vesaliae Gubernatoris e Equitatus Foederatorum Belgii Ord. Sub Avriaco Ductoris, Historia, 1647 [Historia naturalis Brasiliae] História natvralis Brasiliae: na qua non tantum plantae et Animalia, sed et indigenarum morbidade, Ingenia et mores describuntur et iconibus supra quingentas illustrantur. Lugdun. Batavorum: apud Franciscum Hackium, 1648, Amstelodami: apud Lud. Elzevirium.
O prédio foi construído entre os anos 1910-1912 com o objetivo de abrigar o acervo da Instituição. A Biblioteca Universitária existe desde o século XV e não sofreu danos nem perdas significativas durante a Guerra. O acervo de obras raras fica armazenado num prédio anexo contendo 7 andares.
Atualmente seu acervo é composto por:
• 2.000 Incunábulos
• 105.000 Obras Raras
• 6.500 Manuscritos e autógrafos
• 8.500 Notas entre outros importantes documentos existentes.