Informe

Antonio Claudio é nomeado reitor da UFF

Na manhã desta quarta-feira, 21 de novembro de 2018, foi publicado o decreto de nomeação do reitor da Universidade Federal Fluminense, prof. Dr. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, para o quadriênio 2018-2022. A nova administração assume com o desafio de liderar uma das maiores e mais relevantes instituições de ensino superior do Brasil com a marca da inovação, avanço tecnológico, responsabilidade social, diversidade e inclusão.

“Nosso compromisso é consolidar o papel da UFF como uma universidade que se destaca pela sua grandeza e excelência acadêmica, com atuação estratégica em nove cidades do estado do Rio de Janeiro. Assumimos com um projeto celebrado pelos segmentos internos e pretendemos reforçar o relacionamento com a sociedade”, explica o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

A administração vai priorizar a conclusão e entrega dos prédios em construção. Em novembro, a partir de negociação coletiva liderada por Antonio Claudio, a bancada de deputados federais do Rio de Janeiro liberou uma emenda de R$ 25 milhões de reais, destinada à construção da Faculdade de Medicina ao lado do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap). “Esse é um marco muito importante para a UFF. Estamos trabalhando para buscar verbas para investir na finalização das obras e consolidar a expansão universitária”, garante o reitor.

Além disso, a meta da nova gestão é garantir a eficiência, transparência e agilidade dos processos internos. Para isso, será fundamental investir no aperfeiçoamento do ambiente institucional e das práticas de trabalho administrativo e técnico na universidade. Está em implementação o Programa de Qualificação Institucional que visa incentivar a qualificação dos servidores para cursarem mestrado e doutorado na UFF. “Esse é um exemplo concreto de valorização profissional e que aumenta a eficiência interna. Os servidores que participarem do programa vão trazer benefícios para a universidade, criando ações de capacitação e de melhoria dos processos”, explica Antonio Claudio.

Processo de nomeação

Antonio Claudio foi escolhido da consulta democrática à comunidade interna com 8.795 votos, em chapa composta com o vice-reitor, Fabio Passos, diretor da Escola de Engenharia. Em 04 de julho, o Colégio Eleitoral organizou a lista tríplice. Por fim, o Ministério da Educação, em 13 de novembro, ratificou os procedimentos internos da UFF e encaminhou parecer favorável e a lista tríplice para a escolha do presidente da república, Michel Temer.

Dados do informe

21/11/2018

, ,
Pular para o conteúdo