Informe

PROEX e CODIM promovem debates sobre violência na universidade

Em 19 de março, a Pró-Reitoria de Extensão em parceria com a Coordenadoria de Direitos das Mulheres (CODIM) realizou, por meio do “Coletivo de Professoras, Técnicas da UFF & Pós-Graduandas Pró-Equidade de Gênero e Raça”, o debate: Vamos falar de violência na Universidade? O evento, que integra a Agenda do mês da mulher, aconteceu no auditório do Bloco P, campus de Gragoatá, Niterói-RJ.

Pela manhã, a atividade contou com participação da conferencista Prof.ª Hildete de Mello (Núcleo Transdisciplinar de Estudos de gêneros da UFF) que discorreu sobre sua trajetória pessoal na luta das causas feministas iniciadas em meados dos anos 70. Em seguida, a houve a mesa-redonda “Enfrentamento da violência contra a mulher: cenário e políticas”, com a coordenadora de defesa dos direitos da mulher da Defensoria Pública (RJ), Dr.ª Flávia Brasil Barbosa do Nascimento, e com a Prof.ª Dr.ª Ana Flávia Pires Lucas d ‘Oliveira (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo -FMUSP) e da Rede Não cala USP.

Na parte da tarde, houve relato de experiência com a Prof.ª Hilda da Silva Gomes (FIOCRUZ) do Colegiado do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça. Também houve apresentação de ações extensionistas que tratam sobre as questões de violência, gênero e racismo na universidade: “Por que também temos que falar de violência?”, “Dar voz”, “UFF Mulher” e “SOS Mulher”, este último considerado serviço de referência do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) para o atendimento a mulher que sofre violência sexual.

Foi aberto, posteriormente, espaço para estudantes de medicina do “Coletivo Nise da Silveira” e “Coletivo NegreX” discutirem sobre a temática do evento sob a perspectiva discente. Por fim, aconteceu a “Batalha de versos” entre as poetisas Joana Gabriela e Nathalia D’lira.

Dados do informe

21/03/2019

, , ,
Pular para o conteúdo