O Trabalho de Campo e a Visita Técnica são atividades acadêmicas vinculadas a uma disciplina que compõe a matriz curricular de um curso de graduação, cuja carga horária prática esteja registrada na ementa e prevista no Projeto Pedagógico do Curso
A gestão das atividades de Trabalho de Campo e Visita Técnica é de responsabilidade da PROGRAD que mesmo diante do cenário de restrições orçamentárias trabalha junto à Reitoria para assegurar a continuidade destas atividades.
No início de 2019, a Pró-Reitoria de Graduação em conjunto com a Comissão de acompanhamento do trabalho de campo, elaborou uma instrução de serviço que apresenta critérios e orientações quanto aos procedimentos para a solicitação e concessão de apoio para a realização de Trabalhos de Campo e Visitas Técnicas.
Segundo a Pró-Reitora de Graduação, Profª Alexandra Anastacio: “As ações da PROGRAD buscam o equilíbrio entre a utilização racional dos recursos financeiros e o atendimento das demandas acadêmicas em atividades que envolvam métodos socializantes de ensino que permitam aos estudantes desenvolver soluções para problemas complexos”.
Atualmente, a UFF realiza anualmente cerca de 190 Trabalhos de Campo e Visitas Técnicas, atendendo a 12 cursos e 91 disciplinas.
Para acessar a Instrução de Serviço e ler em sua íntegra todos os procedimentos para solicitação de Trabalho de Campo e Visita Técnica, clique aqui: http://www.uff.br/sites/default/files/paginas-internas-orgaos/044-19-_instrucao_de_servico_prograd_03-2019_trabalho_de_campo.pdf.