Informe

Tradução da riqueza verbal e estética de Euclides da Cunha em novo livro da Eduff

Em “Sertão, selva e letra: Euclides da Cunha em atravessamentos” (Eduff, 2019), a professora da UFRJ Anabelle Loivos “traduz” a riqueza verbal e estética de Euclides da Cunha, por meio de um conjunto de ensaios que se prestam a interpretar uma série de textos do autor, de cartas a relatórios, reportagens a contos, trechos avulsos e poemas. 

Além de uma breve discussão da ontologia discursiva da obra-prima do escritor, a autora analisa, por exemplo, o samba-enredo “Os Sertões”, da Escola de Samba “Em Cima da Hora”, do Rio de Janeiro, no Carnaval de 1976, ao mesmo tempo em que discute noções de cultura popular, cultura de massa e aborda a história do carnaval.

O resgate da história está presente também no estudo da simbologia da Rua do Ouvidor, uma das principais vias do Rio de Janeiro da belle époque, e a relação de Euclides com o meio urbano carioca que ele tanto destacou, mas que ao mesmo tempo o perturbou pela agitação, politicagem e pelo mundo de aparências.

Em seus oito capítulos, o lançamento da Eduff traz, ainda, a análise da posição de Euclides a respeito da presença dos missionários jesuítas e franciscanos no Brasil e apresenta um a ecoleitura da Amazônia euclidiana, uma prática de ensino pouco conhecida, mas que se mostra um método eficaz para fazer chegar aos estudantes do ensino médio a obra complexa de Euclides da Cunha.

Sobre a autora:
Anabelle Loivos é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de janeiro (FE-UFRJ), mestre em Letras pela UFF e doutora em Letras – Literatura Comparada, pela mesma instituição. Na FE-UFRJ, Anabelle Loivos desenvolve o projeto de extensão interinstitucional “100 Anos Sem Euclides”, cujas ações culturais, acadêmicas e educativas têm como objetivo destacar a memória e o espólio literário de Euclides da Cunha, especialmente no âmbito do município de Cantagalo, cidade natal do escritor e, não por acaso, de Anabelle Loivos.

Ficou interessado? Leia as primeiras páginas do livro no perfil da Eduff, no ISSUU.

Saiba como comprar.

 

 

 

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo