A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) anunciou, no último dia 15, o resultado da Chamada ERC/Confap/CNPq – 2019. O objetivo da chamada é incentivar a pesquisa colaborativa bilateral entre o Estado do Rio de Janeiro e a Europa, apoiando pesquisadores fluminenses a desenvolverem parte de seu projeto em uma instituição já financiada pelo European Research Council (ERC) e fortalecendo, assim, a cooperação dos grupos de pesquisa.
Na seleção da Fundação, dos cinco projetos contemplados, 3 foram de professores da UFF. Os projetos aprovados têm início ainda no segundo semestre de 2019, que incluem visitas de pesquisadores estrangeiros na UFF e de pesquisadores brasileiros nas universidades a qual submeteram seus projetos em parceria.
Os professores contemplados foram:
- Alexandre Santos Francisco, professor de Engenharia Mecânica (Volta Redonda): Mixing length computations for tracer flow in heterogeneous porous media by multiscale and lagrangian procedures (em parceria com Enrique Zuazua da Universidade de Deusto);
- José Benjamin Picado Sousa e Silva, professor de Estudos Culturais e Mídia: Multimodalidades, Narratividades e Experiência Estética na Cultura Visual: proposições heurísticas para a análise histórica dos quadrinhos e das narrativas gráficas (em parceria com Maaheen Ahmed da Universidade de Gante); e
- Leonardo Justino Pereira, pós-doutorando em Física: Coherence of beams carrying Orbital Angular Momentum in Multimode Fibers (em parceria com Stefan Wabnitz da Universidade de Roma).
A UFF parabeniza os pesquisadores selecionados e deseja sucesso em suas parcerias com as universidades estrangeiras.