No dia 12 de agosto, a SDC participou do XII Encontro do GCI, promovido pelo Departamento de Ciência da Informação, com representantes de diferentes áreas para discutir o tema. O evento foi uma das ações de acolhimento aos novos alunos dos cursos de Biblioteconomia e Documentação e Arquivologia, além de uma oportunidade de integração acadêmica acerca do assunto, que tem sido evidenciado na atualidade.
Déborah Ambinder, atual superintendente da SDC e mestre em ciência da informação, apresentou o Sistema de Bibliotecas e Arquivos e as atividades desenvolvidas no âmbito da Universidade. Pontuou ainda, a importância de uma eficiente gestão da documentação e informação para o melhor desempenho da instituição em sua totalidade.
O bibliotecário Thiago Assis, que também é mestrando e integrante da equipe SDC na Biblioteca Central do Gragoatá, pontuou a importância do papel social da biblioteca no ambiente cultural da Universidade: “O diferencial da BCG, na minha opinião, é seu espaço para exposições. Por meio dele, é possível divulgar a arte e trabalhos produzidos dentro e fora Universidade. Isso demonstra o papel da biblioteca para além do empréstimo e devolução, agregando a ela valor cultural e social.”
A Coordenação de Arquivos (CAR/SDC) foi representada no evento por Nelson Neto, que apresentou o histórico e estrutura da CAR, assim como um pouco de como funciona o tratamento dos arquivos que são direcionados para lá enquanto fruto de toda produção documental da UFF. Além disso, também explorou os potenciais de pesquisa do acervo atualmente custodiado pela coordenação.