Informe

UFF inicia seu curso de Português para Estrangeiros em versão online

Diante da pandemia da COVID-19 e seu impacto nos fluxos físicos de mobilidade internacional, foi necessário que as universidades se adaptassem de modo a continuar garantir aos seus alunos a experiência de internacionalização acadêmica. Assim, após estudos e capacitação do corpo técnico, a UFF inaugurou suas atividades de intercâmbio na modalidade virtual, consolidando-se através do curso intensivo de Português para Estrangeiros em modalidade online.

A ideia de coordenar um módulo virtual para o ensino de português a alunos estrangeiros interessados em realizar mobilidade acadêmica na UFF já é antiga, mas a nova situação internacional impulsionou e direcionou o foco institucional para esse projeto, que passa a se caracterizar como um curso síncrono online, conduzido pelas docentes de Português para Estrangeiros Adriana Rebello e Cirlene Sanson, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFF.

Assim, após as docentes concluírem a elaboração do conteúdo programático do curso e decidirem a plataforma e metodologia online que seria utilizadas, com base em suas experiências com aulas remotas no meses precedentes, a SRI iniciou o processo de inscrição, convidando alunos das mais de 200 instituições parceiras da UFF ao redor do mundo. O interesse pelo curso foi enorme, sendo registrados mais de 90 alunos inscritos, para uma oferta de 60 vagas, divididas em 4 turmas.

Distribuição dos alunos por seus países de origem

Distribuição dos alunos por país de origem (clique para ampliar)

 

As aulas começaram nesta segunda-feira (17) e as turmas ocorrem em horários distintos, com o objetivo de acomodar os diferentes fuso-horários dos alunos nas Américas, Europa, África e Ásia. O curso conta com aulas diárias de segunda a sexta e é composto, também, por atividades assíncronas de produção de textos e vídeos, com o intuito de fomentar a participação e interação de todos os alunos presentes.

Diante do cenário de crise sanitária global, que levou a restrições na locomoção interna e externa, a SRI segue a tendência da UFF de enfrentar os desafios e diversificar suas ações, mantendo acima de tudo o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica os benefícios da internacionalização do ensino, e projetar a UFF enquanto instituição de peso e relevância no cenário internacional, fortalecendo parcerias e promovendo o ensino da língua portuguesa ao redor do mundo.

Dados do informe

18/08/2020


Pular para o conteúdo