Em constante busca pelo aprimoramento e transparência na apresentação de informações institucionais referentes a ensino, pesquisa e extensão, a Universidade Federal Fluminense atualizou o site UFF em Números, no dia 09 de janeiro de 2024, com a reconfiguração da página incial e com a inclusão de dois painéis de BI (Business Intelligence). Desenvolvidos pela Coordenação de Análise de Dados e Indicadores Gerenciais (PGI/PROPLAN), estes painéis contém, dentre outras informações, dados estatísticos coletados no Censo da Educação Superior e no processo de cálculo dos Indicadores de Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU).
A plataforma de BI da UFF, com suas informações institucionais e de seus cursos de graduação, oferece um acesso mais célere e interativo das informações ali contidas, possibilitando aos gestores uma análise mais apropriada e customizada. Os dados são apresentados por meio de gráficos, tabelas e mapas, podendo ser acessados e filtrados por qualquer pessoa com interesse nas informações do Censo da Educação Superior e dos Indicadores de Gestão do TCU.
Os painéis personalizados podem ser acessados diretamente pelos links abaixo:
Painel com os dados do Censo da Educação Superior (acesse aqui)
Painel com os dados dos Indicadores de Gestão do TCU (acesse aqui)
Ambos os programas são ferramentas de gestão valiosas que apresentam importantes dados estatísticos e, contribuem para uma contínua avaliação do desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES).
O objetivo do Censo da Educação Superior é oferecer, à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, informações estatísticas confiáveis sobre a situação do ensino superior; dar subsídio ao Ministério da Educação, gestores das IES, pesquisadores, etc., com a disponibilização de dados para o cálculo de indicadores que fundamentem a formulação e a implementação de políticas públicas, tornando mais eficiente e eficaz o processo de tomada de decisão.
Os Indicadores de Gestão do TCU são elaborados anualmente pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), em conformidade com a Decisão TCU 408/2002. Assim, cada IFES deve informar em seus relatórios de gestão um conjunto de indicadores operacionais, contendo uma série histórica de informações sobre seus respectivos: custos, alunos, professores e funcionários vinculados, com o objetivo de melhorar a avaliação do desempenho operacional da instituição pelo Tribunal.
Mais informações sobre estes programas e sobre outros dados institucionais, podem ser obtidas através do site UFF em Números (acesse aqui)
Em busca de constante aperfeiçoamento na prestação de nossos serviços, a equipe PGI, disponibilizou um formulário para sugestões e apontamentos de melhorias dentro dos painéis, ao fim de cada módulo. Contamos com a sua colaboração!