Informe

Programa de extensão Ciências Sob Tendas

#ProexEmAção divulga o evento realizado pelo programa de extensão Ciências Sob Tendas coordenado pela professora Lucianna Fragel. A ação extensionista foi feita na Praça Garcia na cidade de Paraíba do Sul no último dia 23 de outubro, durante a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a cidade recebeu pela primeira vez o Ciências Sob Tendas, um centro de ciências itinerante que realiza a exposição de diversos trabalhos científicos nas áreas de Químicas, Física, Biologia, Arte e Inclusão, desenvolvidos por pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFF e de outras universidades. O programa também abriu espaço para a exposição de trabalhos científicos desenvolvidos por alunos da Rede Municipal de Ensino de Paraíba do Sul.
A vinda do Ciências Sob Tendas à Paraíba do Sul foi uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia com a Universidade Federal Fluminense. Segundo estimativa de visitação feita pela equipe do programa, entre 800 a 1000 pessoas passaram pelas tendas durante todo o dia.
De acordo com o coordenador de atividades do Ciências Sob Tendas, professor Gustavo Alves, o programa visa contribuir para a alfabetização científica, principalmente dos jovens, e busca aumentar o interesse da população em geral pelo desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil, desmistificando o papel do pesquisador na produção de conhecimento através da divulgação científica.
A secretária municipal de educação, Neila Bouzada, elogiou o programa desenvolvido pela equipe da UFF. “O Ciências Sob Tendas é inovador porque traz a universidade para locais públicos, dividindo as pesquisas científicas com a população. O programa mostra aos nossos alunos as possibilidades de crescimento através do conhecimento, e que eles podem ingressar nesse mundo, fomentando o cientista que existe dentro de cada estudante” – disse Neila.

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Extensão

Pular para o conteúdo