Como são construídas e representadas as narrativas urbanas no jornalismo? É essa a indagação a que a jornalista Ana Cláudia Peres se propõe a responder em “As cidades narradas”, novo livro da Eduff. Na obra, a autora estuda como o real e o poético se encontram no jornalismo con¬temporâneo a serviço de uma comunicação menos superficial e mais comprometida com reflexões transformadoras.
No livro, a autora revisa as teorias da comunicação e dos estudos sobre jornalismo, discute a estética realista das narrativas midiáticas, analisa a técnica, a linguagem jornalística e a estrutura noticiosa e, por fim, avalia como os imaginários de paisagens urbanas são cons-truídos pelo jornalismo. É uma conversa com João do Rio e Michel de Certeau, Roland Barthes e Renato Cordeiro Gomes, Walter Benjamin e Paul Ricoeur, Cremilda Medina e Vera França a fim de analisar o jornalismo a partir das narrativas não tradicionais sobre as cidades.
Sobre a autora:
Ana Cláudia Peres é jornalista com mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o Grupo de Pesquisa Laboratório de Experimentação e Pesquisa de Narrativas da Mídia (LAN) e a equipe de jornalismo do programa Radis – Comunicação e Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), onde atua como repórter.