Serão três prêmios reunidos em uma noite de homenagens
No próximo dia 02 de dezembro, a Universidade Federal Fluminense realizará o evento “Premiações Acadêmicas”, que reúne a”Laurea Acadêmica”, o “Prêmio Prata da Casa” e o “Prêmio Excelência em Docência”.
A Laurea Acadêmica é uma honraria destinada a estudantes de graduação com o Coeficiente de Rendimento mais elevado, que tenha se destacado durante o seu curso na UFF. Esse ano, serão 116 laureados colados em evidência durante a cerimônia.
O Prêmio de Excelência em Docência, este ano em sua oitava edição, foi criado por iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) em 2012, e tem como objetivo estimular e valorizar as ações no ensino de graduação por meio do reconhecimento dos docentes que a ele se dedicam.
Serão premiados este ano:
1º lugar – Marcio Cataldi, da Escola de Engenharia: Docente lotado no Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente. Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1999), Mestrado em Engenharia Mecânica (2002) e Doutorado em Engenharia Civil também pela UFRJ (2008). Atualmente, é Coordenador do Curso de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente da UFF. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia, Previsão do Tempo e clima, atuando principalmente nos seguintes temas: camada limite, modelagem atmosférica e hidrológica, turbulência, energia, variabilidade e mudança climática, instrumentação de baixo custo e previsão do tempo e clima.
2º lugar – Humberto José Bortolossi, do Instituto de Matemática e Estatística: Docente lotado no Departamento de Matemática Aplicada. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Matemática pelo IMPA e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio. Atualmente, é coordenador do núcleo presencial em Matemática no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência – PIBID/UFF. Tem se dedicado ao ensino de Matemática e Estatística com o uso de recursos computacionais e à concepção de livros didáticos para o Ensino Médio.
3º lugar – Rosane Santos Mauro Monnerat, do Instituto de Letras: Docente lotada no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1974), Mestrado em Letras também pela UFF (1983), Doutorado em Letras (Letras Vernáculas / Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), tendo concluído Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (agosto de 2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: a interface texto / gramática; Linguística Textual; Análise do Discurso; Imaginários sociais; Ideologia; Discurso publicitário.
O Prêmio Prata da Casa homenageia os ex-alunos que se destacaram em suas áreas de atuação. Neste ano, serão evidenciados:
Allan Deberton
Allan Deberton possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e graduação em Comunicação Social – Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2010).
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema. Trabalhou com preservação de filmes no Centro Técnico Audiovisual CTAV, Ministério da Cultura (2009-2010).
Dirigiu os premiados “Doce de Coco” (2010), “O Melhor Amigo” (2013), “Os Olhos de Arthur” (2016), que juntos participaram de mais de 100 festivais nacionais e internacionais e conquistaram 49 prêmios. Em 2015, produziu o longa documentário “Do Outro Lado do Atlântico”, de Márcio Câmara e Daniele Ellery, com estreia no Festival de Havana. Em 2017, co-produziu para a EBC a série de TV “Lana & Carol”, de Samuel Brasileiro e Natalia Maia; o longa “Se Arrependimento Matasse”, de Lília Moema. Co-produziu com a Globo Filmes o telefilme “Baião de Dois”.
Sua mais recente obra foi o filme “Pacarrete”; a obra rodada em Russas (165 km de Fortaleza) foi a grande vencedora do 47º Festival de Cinema de Gramado, com um total de oito prêmios, incluindo os principais da competição como “Melhor Filme”, “Melhor Direção” (Allan Deberton) e “Melhor Atriz” (Marcélia Cartaxo). Completa a lista gloriosa de “Pacarrete” as vitórias por “Melhor Roteiro” (Allan Deberton, André Araújo, Natália Maia e Samuel Brasileiro), “Melhor Atriz Coadjuvante” (Soia Lira), “Melhor Ator Coadjuvante” (João Miguel), “Melhor Desenho de Som” (Cauê Custódio e Rodrigo Ferrante) e “Júri Popular”.
Pedro Gemal Lanzieri, Bruno Afonso Lagoeiro Jorge e Eduardo Cardoso de Moura
Médicos, formados pela UFF, empreendedores e fundadores da PEBMED, Bruno Lagoeiro, Eduardo Moura e Pedro Geral são os criadores do Whitebook, o principal aplicativo de conteúdo para a tomada de decisão do médico do Brasil, que já chegou a mais de 8 mil conteúdos de 25 especialidades, impactando um total de 360 mil usuários em todo o país.
A cerimônia será realizada no dia 02 de dezembro, no Auditório do Instituto de História , Bloco P – Térreo, às 18h.