O livro, que tem autoria de pesquisadora e orientadora, reúne narrativas de licenciandos acerca das contribuições do Grupo PET Conexões de Saberes para a formação e a produção de saberes profissionais dos envolvidos
O grupo PET Conexões de Saberes, criado há 5 anos, reúne licenciandos de diversos cursos, orientados por um professor, que, em cooperação com estudantes e docentes da educação básica, realizam estudos, projetos e produzem materiais didáticos, congregando ensino, pesquisa e extensão, o tripé da educação superior.
Cyntia Rezende, Doutoranda e Mestre em Educação pela UFF, iniciou uma pesquisa que envolve o olhar e a formação dos licenciandos que passam pelo Grupo PET Conexão de Saberes e como a vivência de experiências neste grupo pode transformar e agregar valores ao futuro profissional.
Cyntia conta que o resultado da pesquisa evidencia que o Grupo PET aproxima e articula saberes produzidos na universidade e na escola criando condições favoráveis de inserção à docência.
Em entrevista, Cyntia Rezende diz: “Em linhas gerais, os dados apontam que a participação no Grupo PET amplia e reforça as chances de permanência na universidade devido ao sentimento de coletividade, de acolhimento pessoal e de pertencimento no sentido profissional, bem como em razão do apoio financeiro que os licenciandos recebem do Programa, mediante o pagamento de uma bolsa.”
A pesquisadora ressalta também que, além das contribuições para a formação profissional dos participantes, a convivência em grupo permite o crescimento pessoal de cada um com participação coletiva, através de diálogos e compreensão de situações que emergem no cotidiano.
Cyntia acrescenta que, sob a visão pedagógica, existe a necessidade de maior integração entre as disciplinas ligadas ao estágio e os programas de formação como possibilidade de revisão das mesmas visando o fomento da produção de saberes sobre a profissão de professor.
De acordo com a pesquisadora, a pesquisa aponta para: “necessidade de ampliar os investimentos nos cursos de licenciatura e nos programas relacionados ao magistério; revisão dos currículos e o encaminhamento de ações pedagógicas que integrem, de forma coletiva, objetos de conhecimento e realidade profissional; estudo da literatura da área que contemplem demandas da escola e questionamentos dos professores/futuros professores; diálogo contínuo entre comunidade escolar e comunidade universitária; desenvolvimento da autonomia, o sentimento de pertencimento e a ressignificação dos saberes.”
A pesquisa desenvolvida acabou por fazer parte de um livro que, em parceria com a Professora Mônica Vasconcellos, será lançado em julho deste ano, no Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, na cidade do Rio de Janeiro.