Informe

UFF anuncia Hackathon Online para criar tecnologias no enfrentamento dos desafios da COVID-19

O Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN/UFF), coordenado pela Profa. Dra. Isabel Cruz, titular da UFF, submeteu um desafio: APP PREPARO PARA O PARTO NATURAL com a justificativa de que com o risco de infecção pelo SARS-CoV-2 e a crise da pandemia no setor saúde, as gestantes e familiares têm o cuidado pré-natal restrito à consulta médica, perdendo a chance de aprendizado nos grupos de gestantes sobre o trabalho de parto, parto, aleitamento, bem como sobre o cuidado do bebê, entre outras informações e habilidades. 

Este aplicativo, se desenvolvido, tem o potencial de beneficiar as comunidades adstritas à Estratégia de Saúde da Família, focando as populações socialmente vulneráveis (quilombolas, pescadoras artesanais, entre outras) e grupos de risco (mulheres negras).

Os desafios do setor Saúde aceitos constam aqui

Uma vez que o desafio do NESEN/UFF foi escolhido, a Profa. Dra. Isabel Cruz tornou-se, conforme a metodologia do Hackcovid uma Ativadora, isto é, irá trabalhará com diversos times de hackers e mentores(as) para resolver o problema proposto pelo Núcleo.

Este trabalho deverá acontecer entre 15 a 17 de maio de 2020 e os resultados, até 31 de maio.

A torcida deve ser pelas gestantes e pelos(as) profissionais do SUS que podem ganhar mais um recurso de tecnologia remota e monitoramento para manter a saúde muito além desta pandemia.

Pular para o conteúdo