Diante do projeto da Superintendência de Relações Internacionais (SRI) da UFF de implementação de ações de intercâmbio virtual e internacionalização em casa em nossa universidade, ao longo do mês de agosto ocorreu o curso intensivo de português para estrangeiros na modalidade online. Este curso contou com a inscrição de mais de 90 alunos de universidades parceiras da UFF ao redor do mundo e proporcionou o ensino da língua portuguesa e cultura brasileira para mais de 50 alunos divididos em 4 turmas, coordenadas pelas docentes Adriana Rebello e Cirlene Sanson do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da UFF (EGL).
Após o sucesso desta iniciativa e sua excelente recepção na comunidade acadêmica internacional, a SRI promoveu o mesmo processo para o curso regular de português para estrangeiros. Esse curso ocorre ao longo de todo o semestre letivo e, nesta modalidade, ocorrerá de forma online para alunos de instituições parceiras dos meses de setembro a dezembro de 2020.
De modo semelhante ao curso intensivo, a procura por parte de nossos parceiros internacionais foi muito grande, tendo se inscrito cerca de 100 alunos, distintos daqueles que haviam aplicado para o curso intensivo previamente. A demanda também excedeu o previsto, levando a abertura de uma turma para além das duas originalmente planejadas. Assim, foram chamados 40 alunos para que integrassem 3 turmas distintas, sendo duas delas de nível básico e uma de nível intermediário.
As aulas se iniciaram nesta terça-feira (15) e ocorrem de forma síncrona, duas vezes na semana, em plataforma online que permite a interação entre os alunos. Também ocorrem atividades assíncronas de produção de textos e vídeos, com o intuito de fomentar a participação e interação de todos os alunos presentes.
Desta forma, a SRI consolida mais uma atividade de intercâmbio virtual, fortalecendo a parceria acadêmica da nossa universidade com outras instituições de ensino superior de relevância ao redor do mundo. Juntos seguimos a tendência da UFF de enfrentar os desafios atuais, vendo-os como uma oportunidade para o fortalecimento e diversificação de nossas ações.