Em “Encontros entre surdos e ouvintes na escola regular – Desafiando fronteiras” (Eduff, 2016), Luiza Teles Mascarenhas discute o poder da inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares. No livro, a autora Luiza Mascarenhas também destaca as condições inadequadas de trabalho dos professores e a falta de preparo e apoio para lidar com a inclusão dos alunos com necessidades especiais.
As linhas que compõem o livro são agitadas por questões atuais, pertinentes e urgentes, e talvez a maior delas seja a interrogação sobre o que pode a inclusão quando seguida na prática, em ação, no cotidiano da escola. Ação que se desenrola no encontro entre alunos surdos e ouvintes em escolas regulares.
O livro deixa entrever os desvios e as diferenças que os próprios atores produzem em suas inquietações. E o trabalho é, em última instância, a relação com a diferença, numa obra em que se põe em xeque a desqualificação das diferenças, investindo, ao contrário, no forte potencial transformador das práticas educacionais a partir da afirmação da diferença como destino e ontologia.
Esse e outros títulos da Eduff estão disponíveis para download gratuito, no site www.eduff.uff.br.