A trajetória de sucesso do professor Waldimir Pirró e Longo é contada no livro Abrindo trilhas: educação e tecnologia. Waldimir Pirró e Longo, uma vida a serviço da ciência e da tecnologia pelo progresso do Brasil (Eduff, 2020), de Paulo César Gomes. Esse é o primeiro volume do Selo Memória UFF, ação que integra as comemorações dos 60 anos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e cujo objetivo é divulgar trajetórias pessoais e institucionais daqueles que de alguma forma fazem parte da história da universidade.
Além de um relato sobre os principais acontecimentos da vida pública de Longo, o mais novo lançamento da Eduff reúne as principais entrevistas do professor para veículos de imprensa, como o Jornal do Brasil e a Folha de S.Paulo, e traz depoimentos de quem conviveu com ele, como o advogado e empresário e amigo de infância Clodoaldo Castellani, e os ex-reitores da UFF José Raymundo Martins Romêo e Cícero Fialho.
Reconhecido pela capacidade de liderança, Waldimir Longo é também reverenciado pelo brilhantismo aliado à sua incansável capacidade de trabalho. Qualidades que lhe conferiram inúmeras homenagens pelas instituições por que passou. Dentre os cargos que ocupou, destacam-se os de vice-presidente do Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas (Finep), presidente da Empresa Fluminense de Tecnologia (Flutec), pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFF e diretor do Observatório Nacional (ON).
Abrindo trilhas… está disponível na modalidade pré-venda, com prazo médio de 25 dias para entrega, no site da Eduff, em www.eduff.uff.br.