Segundo os relatos dos servidores técnico-administrativos em suas Avaliações de Desempenho de 2019, as dificuldades relacionadas às Condições de Trabalho existentes impactaram significativamente na Eficiência e eficácia das atividades (85,4%).
Isso trouxe efeitos negativos às ações relacionadas ao Prazo, à Quantidade, à Qualidade e ao Resultado do trabalho. Impactaram ainda na Dificuldade para realizar as atividades e na Inviabilização das mesmas.
Além disso, as condições de trabalho geraram impactos que refletiram sobre a Saúde e Segurança dos servidores (8,8%). Apesar de não ter grande percentual, trata-se do segundo maior índice.
O registro das impressões dos servidores sobre os impactos gerados por suas condições de trabalho é fundamental! Elas contribuem tanto para nossa aproximação com a realidade do seu trabalho, quanto para a sistematização dos dados e/ou a promoção de encaminhamentos a parceiros internos, quando couber.
E quais foram as soluções implementadas pelas chefias e servidores quando enfrentaram dificuldades relacionadas às Condições de Trabalho?
A maioria das soluções implementadas foi por meio da Gestão da Atividade (77,7%), que consiste em Otimizar recursos (6,7%), Reportar à instância competente para o provimento de melhorias (39%) e Gerir fluxos e procedimentos (32%). Esse último aspecto envolve planejar ações, monitorar, (re)dividir e (re)organizar as tarefas, padronizar protocolos, ajustar rotinas e horários.
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