Informe

Plataforma Moodle registra crescimento positivo entre alunos da UFF durante 2020

Utilizado em mais de 200 países, o ambiente virtual de aprendizagem funciona como uma sala de aula online onde professores podem disponibilizar material didático e propor tarefas interativas, como testes e discussões em fóruns. Para os alunos, o ambiente facilita a troca de conhecimento e de arquivos multimídia.

A Pró-Reitoria de Graduação divulgou os números que mostram como o uso da Plataforma Moodle cresceu positivamente durante o ano de 2020, contribuindo para a melhoria do ensino na Universidade.
A Pró-Reitoria, por meio de sua Coordenação de Educação à Distância- CEAD, estimula a oferta de disciplinas semipresenciais para os alunos presenciais; utiliza novas tecnologias para o Ensino a Distância (EaD); e oferece suporte para ações educativas que utilizam o EaD em diversas áreas do conhecimento, no âmbito da Universidade. Segundo a Pró-Reitora de Graduação Alexandra Anastacio, “As iniciativas institucionais propiciam a incorporação de estratégias inovadoras em ensino e aprendizagem, possibilitando acesso e uso das tecnologias disponíveis para a implementação de novas práticas de docentes e discentes que contribuam para a excelência da Educação Superior. Além disso, o EaD na UFF por meio do Consórcio CEDERJ amplia as  oportunidades educacionais e o desenvolvimento dos municípios alcançados pelo atendimento de cursos de graduação nessas regiões.”
Com o surgimento da Pandemia de Covid-19 e o início das atividades remotas, a CEAD atendeu, por meio da plataforma Moodle, 13.655 alunos de Graduação Presencial no primeiro semestre de 2020, o que se configurou como um aumento de mais de 2.000 alunos atendidos em relação à 2019.
Segundo Regina Moreth, Coordenadora da CEAD, a equipe atua na Graduação desde 2011, dando suporte aos professores nas disciplinas presenciais, não só para o uso da plataforma, mas também como auxílio às aulas presenciais. “A ideia é que os professores possam refazer seus projetos pedagógicos construindo novos materiais usando as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) existentes para poder usar realmente a plataforma como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), colocando nela tópicos do curso, exercícios e outras atividades para que os alunos possam ter a disciplina de forma semipresencial.”, explicou Regina.

A CEAD também atua oferecendo soluções à distância para a Extensão e Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu.
Na Extensão a CEAD atuou no suporte acadêmico e técnico de 55 turmas no primeiro de 2020, com destaque para os cursos abertos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e pelo Hospital Universitário Antônio Pedro, somando 14 disciplinas abertas, com 1.654 alunos.
Na Pós-graduação, todas as disciplinas ofertadas durante 2020 foram de cursos presenciais, totalizando 15 disciplinas com 293 alunos cadastrados. Outro destaque apontado pela Coordenadora é o Mestrado Profissional em Saúde da Família, curso ofertado em rede nacional, para médicos, por 22 instituições públicas de ensino. Este é um projeto da Universidade com o Ministério da Saúde e é liderado pela FIOCRUZ.
“A formação continuada de profissionais de saúde, por meio de cursos de aperfeiçoamento, possibilita maior integração entre academia – serviço e reforça o compromisso institucional com a formação de profissionais capazes de atender às demandas da sociedade.”, complementa a Pró- Reitora de Graduação, Alexandra Anastacio.
No curso de aperfeiçoamento, que é ofertado pela UFF para todos os Estados, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços na atenção básica e qualificar a atuação das Unidades Básicas de Saúde, o público-alvo são graduados de nível superior na área da saúde que estejam atuando na atenção básica, na função de gerência da clínica e do cuidado em saúde. A UFF conta com 76 turmas, totalizando 2.148 alunos que utilizam a plataforma Moodle.
Ao total, durante o primeiro semestre de 2020, a plataforma Moodle atendeu a 455 turmas de graduação, 55 turmas de extensão, 15 turmas de Pós-Graduação, 1 turma de Mestrado (à distância) e 76 turmas de aperfeiçoamento, somando 602 turmas, com 17.757 estudantes.

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Pró-Reitoria de Graduação

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