Informe

Eduff lança coleção de e-books com biografias de personagens do pós-abolição

Composta por sete volumes disponíveis para download gratuito, a coleção “Personagens do Pós-Abolição” (Eduff, 2021) traz para o leitor as biografias de homens e mulheres que, apesar de terem contribuído imensamente para a história republicana do Brasil, tiveram suas trajetórias silenciadas e pouco reconhecidas.

Homens e mulheres que levantaram bandeiras antirracistas e atuaram na transformação das possibilidades de exercício da cidadania da população negra no Brasil.

“Personagens do Pós-Abolição” é fruto do projeto coletivo “Personagens do pós-Abolição: trajetórias,  e sentidos de liberdade no Brasil republicano”, que foi contemplado com o Edital n° 13/2015 da CAPES – “Memórias Brasileiras: Biografias”. Todos os volumes que integram a obra são acompanhados por um site  com diversos materiais – oficinas, vídeos, planos de aula, banco de imagem, em torno de personagens negros biografados.  (http://personagensdoposabolicao.uff.br/).

 

 

Confira o título dos sete volumes da coleção:

 

Volume 1: “Monteiro Lopes e Eduardo das Neves: histórias não contadas da Primeira República” , de Carolina Viana Dantas e Martha Abreu

Volume 2: “Luciana Lealdina de Araújo e Maria Helena Vargas da Silveira: história de mulheres negras no pós-abolição do sul do Brasil”, de  Fernanda Oliveira

Volume 3: “Juliano Moreira: o médico negro na fundação da psiquiatria brasileira”, de Ynaê Lopes dos Santos

Volume 4: “Paulo Silva: um contraponto nas relações raciais no Brasil”, de Amilcar Araújo Pereira

Volume 5: “Maria de Lourdes Vale Nascimento: uma intelectual negra do pós-abolição” ,de Giovana Xavier

Volume 6: “João Cândido: o mestre sala dos mares”, de Álvaro Pereira do Nascimento

Volume 7: “A gente só sabe o final quando encerra: novas formas de ensinar e aprender histórias do Brasil republicano” , de Giovana Xavier (org.)

Os sete volumes da coleção estarão disponíveis, em breve, para download, no site www.eduff.uff.br.

Dados do informe

13/02/2021

, , ,

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo