Informe

E-book conta história do maestro Paulo Silva

O maestro Paulo Silva  tem sua história contada em “Paulo Silva: um contraponto nas relações raciais no Brasil”, terceiro volume da coleção “Personagens do pós-Abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano”, publicada pela Eduff.

Professor emérito do Instituto Nacional de Música, atual Escola de Música da UFRJ, Paulo Silva teve como um de seus alunos Tom Jobim, que relatou a formalidade e a seriedade como características suas.

Coleção Personagens do Pós-Abolição

Composta por sete volumes disponíveis para download gratuito, a coleção “Personagens do Pós-Abolição” (Eduff, 2021) traz para o leitor as biografias de homens e mulheres que, apesar de terem contribuído imensamente para a história republicana do Brasil, tiveram suas trajetórias silenciadas e pouco reconhecidas.

Homens e mulheres que levantaram bandeiras antirracistas e atuaram na transformação das possibilidades de exercício da cidadania da população negra no Brasil.

“Personagens do Pós-Abolição” é fruto do projeto coletivo “Personagens do pós-Abolição: trajetórias,  e sentidos de liberdade no Brasil republicano”, que foi contemplado com o Edital n° 13/2015 da CAPES – “Memórias Brasileiras: Biografias”. Todos os volumes que integram a obra são acompanhados por um site  com diversos materiais – oficinas, vídeos, planos de aula, banco de imagem, em torno de personagens negros biografados.  (http://personagensdoposabolicao.uff.br/).

Baixe gratuitamente esse e os outros volumes da coleção no site www.eduff.uff.br.

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo