Organizada por Danichi Hausen Mizoguchi e Maria Elizabeth Barros de Barros, a coletânea “Políticas de escrita em pesquisas nas Ciências Humanas” (Eduff, 2021) reúne artigos que debatem sobre o gesto da escrita na universidade, suas performatividades, estilos, métodos, e efeitos.
O livro é fruto do evento “Políticas de escrita em pesquisas em Ciências Humanas: sujeitos, tecnologias e práticas de si”, organizado pelos professores Marcelo Santana Ferreira (UFF) e Maria Elizabeth Barros de Barros (UFES), na Universidade Federal Fluminense, em abril de 2017.
Os artigos que compõem a obra estão ligados pelo fato de que, juntos e de dentro do próprio jogo acadêmico, se interessam por problematizar aquilo que tantas vezes parece tão óbvio e inquestionável: o ato de transformar em escrita aquilo que se pesquisa.
E se nesse processo mútuo de pesquisa e escrita há muito de normatização, limitação e laminação subjetiva, os textos reunidos não deixam esquecer que nele é preciso haver também alegria e coragem para simultaneamente contar, enfrentar e encantar o mundo em que vivemos.
Esse e outros lançamentos da Eduff estão disponíveis no site www.eduff.uff.br.