A equipe UFFinance BQuant, composta por alunos dos cursos de Economia e Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense, conquistou o 2º lugar no primeiro Hackathon brasileiro da empresa Bloomberg, líder global em notícias e informações financeiras e de negócios e tecnologia.
O Hackathon – evento em que profissionais ligados à tecnologia criam aplicativos úteis em um curto período de tempo – testou a criatividade de estudantes universitários nas mesmas linguagens de computador e das fórmulas usadas na área financeira. Os participantes foram desafiados a desenvolver programas que pudessem ser usados por profissionais de gerenciamento de ativos na resolução de problemas reais do mercado.
A equipe da UFF, formada pelos estudantes Fernando Nogueira, Henrique Manoel, João Montenegro, Patrick Fogel e Pedro Amorim, se destacou ao criar um aplicativo brasileiro de volatilidade que fornece o humor do mercado com base no cálculo do Ibovespa VIX em tempo real.
“Todos do grupo consideramos que nossa participação no evento foi positiva e bastante proveitosa. Ficamos à frente de ligas conhecidas como, por exemplo, a dos alunos da UFMG. Estamos muito orgulhosos com o resultado alcançado”, ressaltou Fernando Nogueira, integrante da UFFinance BQuant.
O evento
Alunos de nove universidades fizeram os cursos online da Bloomberg para aprender como usar a plataforma de desenvolvimento interativa da empresa, o BQuant, que permite aos usuários analisar dados financeiros rapidamente. A plataforma é projetada para usuários quantitativos que desejam avaliar hipóteses, criar visualizações interativas e compartilhá-las com outros usuários da Bloomberg.
Em nome dos vencedores, a Filantropia Corporativa da Bloomberg fará doações à ONG Banco de Alimentos, que combate a fome e o desperdício de alimentos levando complementação alimentar diariamente a mais de 23 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, à ASID Brasil, para apoiar pessoas com deficiência, e à Ismart, que auxilia jovens de baixa renda.
A seguir, o ranking das equipes vencedoras:
Primeiro Lugar – Numbers Doing Trade (NDT), da Universidade de São Paulo – Desenvolvimento e aplicação de um Driver Monitor de fundo negociado em bolsa (ETF), que monitora o impacto do câmbio, juros e inflação.
Segundo lugar – A UFFinance BQuant, da Universidade Federal Fluminense – Criação de um aplicativo brasileiro de volatilidade que fornece o humor do mercado com base no cálculo do Ibovespa VIX em tempo real.
Terceiro Lugar – Litterman & Thorp & Carhart & Merton (LTCM), da Universidade Federal de Minas Gerais – Produção de um aplicativo que analisa a taxa de juros de cada país.