Informe

Acessibilidade para todos na Faculdade de Direito

Mais um passo importante no movimento pela inclusão e acessibilidade na UFF vai ser dado nesta quinta-feira, 12/08, com a inauguração de um elevador no centenário prédio da Faculdade de Direito da UFF, localizado na Rua Presidente Pedreira, Ingá, em Niterói. Antiga reivindicação da comunidade, a plataforma de acessibilidade vai permitir, entre outras facilidades, o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida ao Salão Nobre.

Para registrar esse momento histórico, será realizada às 15h30, uma rápida cerimônia, seguindo todos os protocolos de biossegurança com a participação do Reitor Antônio Cláudio Nóbrega e o Deputado Federal Alessandro Molon, responsável pela emenda parlamentar que viabilizou a instalação do equipamento de acessibilidade.

Para Raphaela Giffoni Pinto, presidente da Comissão permanente de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense – UFF Acessível- trata-se de um avanço muito importante na acessibilidade dentro da instituição, em especial por ser um prédio antigo tombado pelo patrimônio histórico:

-É, de fato, muito gratificante acompanhar essa conscientização da comunidade e da administração em tornar os ambientes mais acessíveis e inclusivos. Vale destacar que a instalação do elevador é uma reivindicação antiga de estudantes, professores e técnicos da Faculdade de Direito, que já conta há vários anos com alunos com deficiência: física (amputação bilateral), cegueira, mobilidade reduzida e surdez. Este é mais um passo nessa trajetória, a de construirmos juntos uma UFF concretamente acessível e inclusiva!, comemora a presidente.

Segundo o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a celebração é mais um passo da instituição para a inclusão social e a acessibilidade. “A instalação do elevador do Direito é uma ação estrutural que representa o avanço da UFF na direção de uma Universidade mais justa e igualitária, e também possui um caráter simbólico e prático de uma importante transformação em um prédio tradicional com acesso universal”, ressalta.

A diretora da Faculdade de Direito da UFF, Professora. Fernanda Pontes Pimentel, comemora a inauguração e afirma que o impacto da colocação de uma plataforma de acessibilidade transcende a mera instalação de um equipamento. A diretora reafirma que a iniciativa representa para a faculdade mais um passo rumo à inclusão, ao permitir que toda a comunidade possa ter acesso aos seus espaços. “Mais que um ambiente de ensino, o Direito sempre teve uma participação fundamental no campo dos debates políticos e das ações sociais junto ao Município de Niterói e no cenário nacional. Contudo, seu prédio principal, sua sede histórica, perdeu a capacidade de sediar eventos que permitissem o acesso de todas e todos aos seus espaços, posto que o seu Salão Nobre é no segundo andar do prédio sem escadas. Essa dificuldade prejudica o acesso de pessoas com deficiência, com dificuldades de locomoção e idosos. Assim, a inauguração do tão esperado elevador é um marco para que, no tempo próprio e guardadas todas as condições de segurança sanitária, possamos voltar às nossas atividades com acesso amplo e universal”.

A Profa. Cibele Carneiro, membro permanente da Comissão UFF Acessível e ex-Coordenadora do Curso de Direito (Niterói) vê com esperança esse movimento pela acessibilidade:

-É muito importante, especialmente nesse momento de ataques à educação que estamos vivendo, mostrar que a universidade é para todas e todos e não para poucos. É gratificante ver que a direção da Faculdade de Direito está dando continuidade aos projetos pela inclusão, buscando um ambiente sustentável. Mostra que não estamos sós, e se cada espaço estiver nessa sintonia, conseguiremos avançar cada vez mais.

Fonte: SCS

Dados do informe

12/08/2021


Pular para o conteúdo