Os estudantes ingressantes na Universidade Federal Fluminense (UFF) no 2º período letivo de 2021 que efetuaram o procedimento de pré-matrícula e foram considerados aptos para a vaga correspondente devem ficar atentos à solicitação de inscrição em disciplinas e, assim, efetivar a matrícula na UFF.
Para isso, é preciso atentar às orientações a seguir.
1. PRIMEIRO PASSO – ACESSO AO NÚMERO DE MATRÍCULA –
– Ingressantes que nunca tiveram vínculo com a UFF
Os ingressantes que nunca tiveram vínculo com a UFF deverão, primeiramente, realizar o procedimento para criação da senha no Portal do Sistema Acadêmico da UFF, acessando https://app.uff.br/portal. Poderão fazer isso a partir de 9/10.
Para isso, clicar em “Ativar Conta” e digitar o CPF. Dentro do portal, acessar o link Sistema Acadêmico IdUFF – https://app.uff.br/iduff – na parte inferior esquerda. No IdUFF, o estudante encontrará o número de matrícula.
Acesse aqui a instrução completa para a ativação da conta e recuperação de senha.
– Ingressantes que possuem matrícula ativa em curso de graduação de instituição pública, inclusive na UFF
Os ingressantes que já possuem matrícula ativa em curso de graduação em instituição pública deverão solicitar o cancelamento da matrícula, pois é proibido que uma mesma pessoa ocupe duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, segundo a Lei nº 12.089, de 2009. Para isso, há dois caminhos:
• Se for estudante de curso de graduação presencial da UFF – deverá abrir um processo de solicitação de cancelamento de matrícula realizando os procedimentos indicados na página http://www.uff.br/?q=processo/cancelamento-de-matricula .
• Se for estudante de curso de graduação EAD da UFF – CEDERJ – deverá solicitar o cancelamento da matrícula, realizando os procedimentos indicados na Plataforma CEDERJ.
Depois de recebida a solicitação de cancelamento e efetivado o seu registro, a UFF gerará o novo número de matrícula e o ingressante poderá acessá-la no Sistema Acadêmico – https://app.uff.br/portal.
2. SEGUNDO PASSO – SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS pelo Sistema Acadêmico – Solicita UFF – 14 a 18/10
De posse do número de matrícula e da senha de acesso ao portal, o ingressante deverá realizar os seguintes procedimentos para realizar a inscrição em disciplinas pelo Solicita UFF:
• Acessar o Portal Solicita UFF – https://app.uff.br/graduacao/solicita
• Clicar em Período de Ajuste
• Clicar em Inscrição para Ingressantes
• Clicar em Nova Solicitação
• Ler o texto e clicar em Enviar Solicitação
O ingressante que não conseguir acessar o Sistema Acadêmico – Solicita UFF deverá entrar em contato com a Central de Atendimento (atendimento@id.uff.br).
Depois de efetuar a solicitação, o ingressante aguardará a Coordenação de Curso realizar a inscrição nas disciplinas previstas para o primeiro período do curso e que comporão o plano de estudos do semestre letivo. O plano de estudos ficará disponível para consulta pelos estudantes no Sistema Acadêmico – IdUFF – https://app.uff.br/iduff/.
Precisa solicitar aproveitamento de estudos? Não precisa correr.
O ingressante interessado em solicitar DISPENSA DE DISCIPLINAS cursadas com aproveitamento em outra instituição de ensino superior poderá abrir o processo por meio de peticionamento eletrônico a partir de 15/10, conforme as orientações disponíveis em http://www.uff.br/?q=processo/dispensa-de-disciplinas. Os interessados devem aguardar com tranquilidade a liberação do cadastro para o peticionamento do referido processo. Lembre-se: depois que peticionar a sua solicitação, a Coordenação de Curso terá procedimentos de análise e registros a executar. Tais procedimentos, contudo, não impedem que seja dado andamento a alterações em seu plano de estudos para o período letivo.
O ingressante que já tenha cursado disciplina na UFF deverá encaminhar e-mail para a coordenação do novo curso, disponível no link http://www.uff.br/setores/graduacao/coordenacao , para solicitar APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS – CORRESPONDÊNCIA ENTRE DISCIPLINAS.
Leia as instruções completas na página do respectivo processo seletivo de ingresso:
SiSU 2021.2 – http://www.coseac.uff.br/20212/ .
Arquitetura e Urbanismo 2021.2 – http://www.coseac.uff.br/20212/Arquitetura/index.htm
Edital Extraordinário 2021.2 – http://www.coseac.uff.br/2021/Edital4/
TRM 2021 – http://www.coseac.uff.br/trm/2021/
2º semestre letivo de 2021
As atividades regulares do 2º semestre letivo de 2021 na UFF terão início em 21 de outubro de 2021 e terminarão em 12 de fevereiro de 2022, sendo realizadas, predominantemente, em formato remoto – e, em alguns casos, híbrido-, em atenção às medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia da COVID-19. Acesse aqui a normativa que contém as principais regras acadêmicas ainda válidas para 2021.2.
ATENÇÃO:
– Fique por dentro do que a UFF oferece a você! Acesse o perfil de estudante da página da UFF- http://www.uff.br/publico/estudante, o Guia do Estudante e o Guia para calouros;
– Confira aqui os Calendários Escolar e Administrativo da UFF para o ano letivo de 2021, que contêm os principais eventos e períodos relacionados aos cursos de graduação presencial da UFF. Já informações sobre a tabela de feriados e pontos facultativos da UFF estão aqui;
– Efetuou a solicitação de inscrição em disciplinas? Se prepare para criar o UFFMail e para acessar o Google Classroom. As instruções para criação do UFFmail estão aqui. Para acesso ao Google Classroom consulte aqui. É fundamental que os estudantes acessem regularmente o UFFMail (@id.uff.br) para receber informações da UFF e também acessar o Google Classroom UFF, plataforma utilizada como suporte a boa parte das atividades acadêmicas remotas.
– Consulte aqui tudo sobre a matriz curricular, o quadro de horários e o banco de ementas das disciplinas dos cursos. Na página http://www.uff.br/?q=cursos/graduacao você também localiza bastante conteúdo a respeito da graduação da UFF;
– Quer saber os contatos das Coordenações de Curso? Acesse http://www.uff.br/setores/graduacao/coordenacao ;
– O material de apoio para abertura dos processos da graduação no SEI/UFF está disponível em https://www.uff.br/?q=material-de-apoio-sei . O manual do peticionamento eletrônico no SEI/UFF está na página https://www.uff.br/?q=manual, reforçando que o acesso ao módulo ocorrerá a partir do dia 15/10 para os novos estudantes ingressantes.
Contato com a UFF: devido às restrições decorrentes da pandemia, os setores estão efetuando atendimento por E-mail. Acesse: http://www.uff.br/email .
A UFF agradece a sua escolha! Seja bem-vindo (a)!