O Congresso Brasileiro de Sociologia, organizado bienalmente pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), é um dos eventos mais importantes para os sociólogos brasileiros. Sua vigésima edição foi realizada entre os dias 12 e 17 de julho de 2021 de forma remota em razão da pandemia do Covid-19 e contou com a participação da Universidade Federal do Pará (UFPA) na organização. Um dos principais objetivos do Congresso é garantir um espaço de debate para a comunidade científica, permitindo a apresentação e o debate de temas que movimentam os profissionais da área. O processo de editoração científica na área das ciências humanas foi tema de um dos fóruns de debate do Congresso.
A Revista Ensaios, que é um periódico discente de Ciências Sociais e Sociologia da Universidade Federal Fluminense (https://periodicos.uff.br/ensaios), já coordenou três edições de fóruns de revistas discentes em Congressos da SBS. Este ano, o IV Fórum de Revistas Digitais de Discentes de Sociologia e Ciências Sociais foi uma proposta da equipe de editoração da revista, cujo objetivo foi fomentar um espaço de debate sobre os dilemas e desafios na editoração científica, a partir das perspectivas dos editores e editoras de revistas de discentes da área espalhadas por todas as regiões do Brasil. Com editores da graduação e pós-graduação, como o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFF), a Revista Ensaios atua tanto na editoração de um periódico de ciências humanas quanto na formação de novos editores vinculados a outros periódicos, com o intuito de contribuir na organização e produção científica na área das ciências humanas e sociais.
A Revista Ensaios tem em sua trajetória ações que visam a formação de novos cientistas, leitores, autores e editores. Preocupado com as demandas práticas de editoração de periódicos nacionais e considerando o atual cenário da produção científica no Brasil, os editores e editoras da Revista Ensaios atuam no incentivo à leitura e produção de textos científicos. Assim, a organização do Fórum foi mais uma das ações protagonizadas pelo coletivo de editores e editoras dessa Revista
Para a organização do evento, foi criado um comitê coordenador, no qual participaram os seguintes discentes da UFF e editores da Ensaios: Ana Cláudia Bessa, Bruna Raposo Tavares, Carla Mangueira Machado, Gabriel Bon Rabello, Lucas Afonso, e Lucas Loureiro. Participaram também enquanto conselheiros os fundadores da revista Carlos Douglas Martins, Profª Drª Lígia Dabul (PPGS/UFF) e Rodrigo Ribeiro (PPGS/UFF). A ideia principal seria ter um primeiro momento de apresentação e exposição dos dilemas e desafios enfrentados pelas revistas durante seus processos de editoração, e um segundo momento de compartilhamento de experiências e criação de soluções. Então, fez-se uma busca por revistas discentes de Ciências Sociais e Sociologia, pois até então não havia contato entre elas, além de não terem conhecimento umas sobre as outras. Pelo tempo disponibilizado para a realização do evento, decidiu-se que o convite para participação seria feito para um total de dez revistas, sendo duas de cada região do país, de forma que houvesse representatividade para além do eixo sul-sudeste. Porém, justamente pelo contexto de concentração das atividades acadêmicas nas regiões sul e sudeste, apenas uma revista da região norte, uma da região nordeste e uma da região centro-oeste participaram. As revistas participantes foram: Revista Wamon (UFAM), Revista Cosmos (UFS), Revista Textos Graduados (UnB), Revista Revice (UFMG), Revista Planície Científica (UFF – Campos), Revista Áskesis (UFSCar), Revista Todavia (UFRGS) e Revista Conversas e Controvérsias (PUC – RS).
No evento, contamos com a participação do Professor Charles Pessanha, editor emérito da DADOS – Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abriu o fórum compartilhando informações fundamentais para a editoração científica no Brasil. Ao longo da realização do fórum, todas as revistas participantes tiveram um período de tempo para se apresentarem e partilharem os dilemas e desafios encontrados em seus processos de editoração. E ao final, os editores da Ensaios coordenaram o debate entre as revistas a partir da listagem dos desafios e dilemas que mais apareceram durante as apresentações, tendo sido cada um discutido a partir da ampla participação dos editores das revistas. Deste debate, saíram alguns projetos coletivos.
Uma das principais consequências do evento foi a criação de uma Rede Nacional de Revistas Científicas Discentes, coordenado pela Ensaios, sendo um espaço de comunicação, reflexão e soluções coletivas sobre os desafios apresentados no Fórum. A rede, em expansão, possui 8 revistas discentes de diferentes regiões e realidades brasileiras. Está em andamento a construção de uma base comum de pareceristas, onde todas as revistas participantes podem acessar e utilizar para seu processo editorial. Tal ideia surgiu durante os debates no fórum a partir da dificuldade enfrentada pelas revistas de encontrar pareceristas disponíveis. Fomentamos, então, a parceria, o crescimento e a valorização de revistas científicas no Brasil com corpo editorial discente. Outra ação foi a abertura da Ensaios para submissão de “Relatos de Experiência” de participantes do Fórum para um volume específico, assim estimulando o registro e a discussão aberta sobre a realidade da editoração científica para estas revistas.