De 2019 a 2021, a UFF realizou mais de 45 licitações e contratações, através da Pró-Reitoria de Administração (Proad), referentes a obras e serviços de engenharia. Dentre os grupos de Edificações e estruturas novas, Reformas e Adaptações, Laboratórios, Serviços de engenharia de Acessibilidade e Segurança e prevenção de riscos foram investidos mais de 98 milhões de reais.
Dentre as contratações, destaca-se a construção do novo bloco da Faculdade de Medicina e os blocos do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, demandas esperadas pela comunidade acadêmica.
“Mesmo com os recursos escassos e graves desafios orçamentários, temos feito um esforço de gestão para cuidar do patrimônio público e garantir melhor qualidade e estrutura de trabalho, estudo e convivência para a nossa comunidade acadêmica, inclusive vislumbrando em um período pós-pandemia, uma nova realidade. Todas as licitações, obras e realizações só foram possíveis com uma gestão eficiente de recursos e contratos, importantes parcerias e cooperações, articulação com parlamentares para emendas de bancadas e muito trabalho coletivo, muita dedicação da nossa equipe, dos servidores e colaboradores terceirizados”, ressalta o reitor Antônio Claudio Lucas da Nóbrega.
As contratações de obras visam garantir a melhoria dos espaços físicos para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade. O sucesso das licitações e contratações se dá pelo esforço da equipe da Proad em conjunto com a Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio (SAEP) e a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA).