Você sabia que em 16 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Voz?
Pensando nessa importante ferramenta de trabalho para muitos dos nossos servidores, preparamos algumas orientações focadas no desconforto vocal causado pelo uso de máscaras, sobretudo no retorno presencial às aulas.
Apesar de ser uma importante medida de proteção em meio à pandemia da COVID-19, é possível perceber a dificuldade de nos fazer entender durante o uso da máscara, limitando a nossa comunicação.
Uma reclamação constante é sobre o “abafamento” provocado por alguns modelos. Isso ocorre porque as máscaras causam uma atenuação de 5 a 12 dB na intensidade do som da fala. Desse modo, é exigido maior esforço vocal para falar, causando menor inteligibilidade da fala e diminuição do feedback auditivo (percepção da própria voz). Isso, por sua vez, pode gerar cansaço ao falar, desconforto, pigarro, irritação na garganta e tensão muscular na região cervical.
Para diminuir esses desconfortos podemos adotar algumas medidas, como:
- Falar mais devagar
- Articular bem as palavras
- Ficar atento à respiração
- Manter o tom natural da voz
- Aumentar o consumo de água
- Ter uma boa noite de sono
- Manter uma alimentação saudável
- Praticar exercícios físicos.
Além dessas dicas, a DPVS/CASQ/Progepe oferece Treinamento Vocal individual na modalidade online para servidores da UFF, realizado por uma fonoaudióloga. O atendimento, que ocorre nas quartas e quintas-feiras, tem como objetivo promover a saúde vocal e a qualidade de vida por meio de orientações de higiene e hábitos vocais, exercícios de relaxamento corporal, aquecimento e desaquecimento vocal, respiração, articulação e orientações sobre a fisiologia da voz e os cuidados básicos.
Agende seu horário pelo formulário! Clique aqui para acessar.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: dpvs.casq.progepe@id.uff.br