Em “Sociologia de um homem comum…”, Marcos de Oliveira mergulha na obra do sociólogo José de Souza Martins, um dos mais prolíficos sociólogos do país, integrante da chamada “Escola de Sociologia Paulista”, que teve em Florestan Fernandes o centro e a referência na Universidade de São Paulo (USP). O livro está disponível em formato de e-book para download gratuito no site da Eduff, em www.eduff.com.br.
A marca diferencial da produção uspiana, segundo o próprio Martins, presente em sua obra, é “a preocupação com os que estão à margem, as chamadas ‘vítimas’ dos nossos complexos processos de mudança (e conservação) social. Setores que não estão no centro das percepções dominantes, que parecem não estar envolvidos nas dinâmicas mais estruturais de nossa sociedade – e que por isso são desconsiderados por um conjunto grande de pesquisadores como informantes válidos do nosso passado, do nosso presente e do nosso porvir, histórico e social”.
O contato inicial do autor Marcos Marques de Oliveira com a obra do cientista social paulista foi de caráter instrumental, servindo aos propósitos investigativos de seu trabalho como docente e pesquisador da área de Sociologia da Educação, na Universidade Federal Fluminense (UFF). O interesse circunstancial, especificamente metodológico, despertou sua curiosidade de conhecer melhor o conjunto da produção de Martins, tão importante para a compreensão dos complexos processos sociais que conformaram a sociedade brasileira. Seu estudo traz, em dois capítulos, os seguintes temas:
Confira esse e outros lançamentos da Eduff em www.eduff.com.br.