A revisão bibliográfica, também conhecida como revisão da literatura, é uma metodologia de pesquisa que consiste em reunir de forma sistemática os artigos e produções de outros autores acerca de um tema específico. Esse trabalho de se aprofundar em um determinado campo de conhecimento, embora seja essencial para o avanço da ciência, pode ser muito custoso. Para auxiliar os pesquisadores nessa tarefa, o aluno João Pedro Brandão Catharina, do curso de Engenharia Química, desenvolveu o programa Orb, sob orientação do professor André Young.
Segundo João, o Orb tem o propósito de facilitar o trabalho de revisão bibliográfica e poupar tempo e energia do pesquisador. “É um programa que roda em arquivo Excel e permite a colagem em massa de informações de artigos e patentes. A partir dos dados recebidos por colagem, ele os organiza em tabelas e gráficos, coletando um conjunto básico de informações como título, descrição, ano de publicação e país de origem (esse último apenas para patentes). Caso o usuário insira informações acerca do tema do artigo ou do país de publicação (em caso de artigos, pois a patente já tem essa informação gerada), também é possível gerar gráficos personalizáveis com essas informações para análises quantitativas. Assim, ele reduz o esforço para coleta de informações sobre um determinado tema e guarda para o pesquisador o trabalho de analisar as informações e se certificar que os dados que coletou são os desejados”, explica.
O programa, que pode ser utilizado por pesquisadores de qualquer área do conhecimento, realiza a pesquisa na base de dados do United States Patent and Trademark Office (USPTO) e na página central de busca do Portal de Periódicos da CAPES. “O Orb facilita o trabalho de pesquisadores que estão realizando revisões bibliográficas e, especialmente, análises estatísticas a respeito do tema de estudo. Ao invés de gastar horas para mapear quais foram os anos com maior quantidade de trabalhos científicos a respeito do tema que estudam, podem gastar apenas alguns minutos”, exemplifica o estudante.
O programa pode ser baixado gratuitamente através do seguinte link: https://goo.by/ViaIe. Ele é hospedado em uma pasta de trabalho do Excel, necessitando apenas de acesso ao programa da Microsoft. Ao abrir o Microsoft Excel, basta habilitar o uso de Macros e seguir o tutorial disponível no próprio arquivo. A utilização do programa pode ser feita apenas usando cópia, colagem e clicando nos botões, mas permite também o uso das ferramentas do editor de planilhas para manipular os gráficos e tabelas gerados, a depender do objetivo do usuário.