Informe

Hospital Universitário da UFF recebe equipamento de ponta para realização de exames de ecocardiografia em 3D

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), agora conta com um novo ecocardiógrafo que realiza exames em 3D e 4D. O aparelho, com valor de R$577 mil, foi adquirido pelo Setor de Engenharia Clínica do Huap, por meio do Plano de Objetivos da Ebserh de 2022, e começou a funcionar a partir deste mês de março no Serviço de Métodos Gráficos do hospital, que recebeu melhorias estruturais para acolher os pacientes e a equipe de saúde.

O serviço realiza os exames para diagnóstico de doenças cardiovasculares, como ecocardiografia transtorácica e transesofágica, o doppler vascular, o holter e a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA). De acordo com a chefe da Unidade de Diagnósticos Especializados do Huap, Mariana Martins, entre 2020 e 2022 foram realizados 6.620 exames nessas especialidades.

“Com a ampliação do serviço foi feito um planejamento, e a gente conseguiu adquirir dentro do recurso que tínhamos em 2022 mais um ecocardiógrafo para compor a unidade, e adquirir um equipamento completo e de ponta”, afirma o chefe do Setor de Engenharia Clínica do Huap, Yasser Mohsen. Ele informa, ainda, que o recurso foi disponibilizado por meio do Plano de Objetivos da Ebserh em 2022.

Com a instalação do ecocardiógrafo, também começaram os treinamentos para a equipe que realiza os exames.  A primeira fase do ciclo, iniciada em março, dará condição para que os médicos utilizem o equipamento durante dois meses, e, nesse período, serão levantadas as dúvidas. Após os dois primeiros meses, haverá mais uma semana para um segundo treinamento, já com atualizações sobre as questões apontadas pela equipe. 

Equipamento de ponta

Os principais exames feitos pelo equipamento Philips CVX são a ecocardiografia transtorácica 3D e 4D e o transesofágico 3D e 4D. “Com esse aparelho sofisticado, vamos ter um aparato 3D muito importante, porque hoje as valvulopatias, principalmente da válvula vitral, são estudadas através do exame tridimensional”, explica Elisa Gripp, médica cardiografista do Huap. Ela, que está no serviço desde 2013, destaca as melhorias que foram feitas ao longo dos últimos meses.

“Hoje, a ecocardiografia 3D faz parte não só do diagnóstico, mas dos procedimentos de intervenção cirúrgica. Então, você ter toda essa tecnologia no hospital universitário é muito importante”, ressalta a médica. No último mês de dezembro, o Serviço de Métodos Gráficos foi realocado para um ambiente mais amplo, direcionado, com quatro salas para a ecocardiografia e uma para a ergometria, o que, para a médica, trouxe benefícios não apenas para os pacientes, mas para a equipe multidisciplinar.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Huap. Adaptado pela Assessoria de Comunicação da UFF.

Dados do informe

04/04/2023

,
Pular para o conteúdo