Informe

Aluno da UFF conquista prêmio internacional com projeto de esporte e lazer no Morro dos Macacos

O estudante Vinícius Campos Pedro, do curso de graduação em Engenharia Ambiental, foi destaque na décima sexta edição do Projects For Peace, premiação anual realizada pela Middlebury College, que selecionou 126 projetos de 92 instituições. Vinícius e seu amigo Diego Pizano, estudante de Economia na Universidade de Chicago, ganharam um prêmio equivalente a 10 mil dólares para investir no projeto “One Goal: Promoting Peace through Soccer in Rio de Janeiro’s Morro dos Macacos Neighborhood”.

A ideia surgiu a partir da observação dos estudantes das dificuldades enfrentadas pelos jovens da comunidade para terem acesso a atividades esportivas e de lazer de qualidade. O objetivo é reconstruir um campo de futebol localizado no Morro dos Macacos, no bairro de Vila Isabel, na capital do Rio de Janeiro, a fim de promover ações socioeducativas para as crianças e adolescentes que habitam a comunidade.

Desde 2007, o Projects For Peace financia projetos de estudantes universitários de todo o mundo que tenham o objetivo de promover a educação, saúde e preservação cultural, entre outras temáticas importantes para a manutenção da paz mundial. Durante os 16 anos de premiação, Vinícius foi um dos poucos estudantes brasileiros a conquistarem o prêmio.

Na UFF, Vinícius Pedro já participou da ENV Junior, primeira empresa júnior de Environmental, Social and Governance (ESG) do Brasil e da Liga de Mercado Financeiro da Universidade Federal Fluminense, a UFFinance, experiências que ajudaram o estudante a conquistar o prêmio.

“Essas pequenas responsabilidades na UFF me fizeram entender que estava preparado para aceitar o desafio quando a proposta de inscrição para o prêmio chegou. É curioso pensar que se fosse 8 meses atrás, antes de toda a experiência que a UFF me proporcionou, eu teria ficado com medo, inseguro e hesitaria. Poucos meses depois de aceitar o desafio, eu estava em reuniões com CEOs de empresas internacionais voltadas às causas sociais e conversando com líderes dentro das comunidades do Rio de Janeiro”, ressalta.

Além da reconstrução do campo de futebol, o projeto também trabalha com ações socioeducativas para os jovens da região, como explicou o estudante de engenharia ambiental, como a confecção de camisas para os times, visitas de lideranças do esporte e clube de leitura.

Dados do informe

19/06/2023


Pular para o conteúdo