Informe

Reitoria nos Campi: UFF visita Angra dos Reis

No dia 19 de  junho, a administração central da UFF realizou uma visita ao Instituto de Educação de Angra dos Reis, no âmbito do Programa Reitoria dos Campi, com o objetivo de dialogar e integrar-se com a sua  comunidade acadêmica. Neste encontro, foi possível discutir junto à unidade sobre suas demandas e proposições, reafirmando a motivação da instituição em enfrentar os desafios atuais e buscar soluções que garantam a inclusão e ampliem a excelência acadêmica da unidade.

Durante a visita, o reitor, Antonio Claudio da Nóbrega, e parte de sua equipe, reuniram-se com a comunidade local para discutir questões orçamentárias da instituição e,  além disso, ouvir suas  demandas. Os servidores solicitaram qualificação, auxílio e manutenção na infraestrutura do espaço. Os estudantes reivindicaram um restaurante universitário, espaço de acolhimento para as famílias com crianças, abertura de editais tanto para moradia estudantil, quanto para outras bolsas e auxílios de permanência estudantil para a Unidade.

De acordo com o reitor, o encontro foi uma oportunidade para debater junto à comunidade do IEAR suas necessidades e, além disso, renovar o compromisso no empenho pela recomposição orçamentária: “Enfrentamos um momento muito desafiador para a UFF e este momento de transparência e debate com a comunidade tem sido essencial para o fortalecimento de nossa instituição. Agradecemos a todos por compartilharem suas demandas, preocupações e sugestões durante esse processo. Juntos, estamos determinados a lutar e superar os desafios e buscar soluções para garantir a inclusão e ampliar a excelência acadêmica”, ressalta o reitor.

Para o Diretor do Instituto de Educação  de Angra dos Reis, José Renato Sant’anna Porto, a presença da gestão central nos campi do interior reforça que a UFF é singular, outrossim, garante que, in loco, as demandas da comunidade acadêmica são reconhecidas.

“A visita da reitoria nos campi fora de sede é muito importante para a UFF como um todo. Primeiro porque fortalece a ideia de que a UFF é uma só, integrada e articulada em todos os seus campi. Segundo porque garante o monitoramento das questões locais de perto, pelos setores, pró – reitorias e superintendências. A reitoria mantém atenção constante e permanente junto à direção do campus de Angra dos Reis, no diálogo às demandas, obras em curso, projetos, iniciativas de ensino, pesquisa e extensão “, comenta o diretor. 

O Servidor do Instituto de Educação de Angra dos Reis, Edson Soares da Conceição, comenta que reconhece que, devido às unidades da UFF estarem em locais distantes da sede, torna-se um obstáculo para  que suas demandas sejam atendidas, todavia, cada localidade tem suas necessidades e podem ser solucionadas aos poucos.

“Eu sei que é difícil atender um campus que é extenso, que vai de Niterói até Oriximiná, mas assim, cada interior tem as suas demandas específicas e latentes. Se puder fazer, não que seja metade, 10, 20, 30% e assim aumentando a demanda gradativamente, de acordo com a oportunidade que tiver, o apoio será maravilhoso e contemplará muitas pessoas, não só a universidade em si, mas também a localidade e região”, afirma o servidor do Instituto.

Para a graduanda de Políticas Públicas, Vice – Presidente e Coordenadora de Administração e Infraestrutura do Diretório Acadêmico Florestan Fernandes, Kariely Lidyanne Gomes Soares, devido ao campus ser um local que está em crescimento, em termos acadêmicos e em reciprocidade com a comunidade ao redor, é necessário uma atenção por parte da gestão central à preservação desse progresso contínuo. 

“É preciso ter aqui no IEAR essas visitas de forma mais regulares, justamente pela pretensão de expansão que a UFF visa para nosso Instituto. É necessário ter em vista também que por não ser um campus centralizado existem necessidades por vezes diferentes e específicas, logo, essas trocas de contato e coleta de demandas é imprescindível. E certamente a rotatividade da gestão da UFF colabora por uma dimensão do quadro geral de todos os campus, colaborando para uma melhora e crescimento coletivo, de todos os campus”, finaliza a vice- presidente e coordenadora.

Confira a cobertura da visita feita pela Unitevê: https://youtu.be/QgQK2Rw5pIs

 

 

Pular para o conteúdo