O Centro de Educação Ambiental nas Escolas (CESCOLA), projeto idealizado pela Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, em parceria com a Fundação Euclides da Cunha (FEC), foi reconhecido pela Atitude Cidadã Paraty 2023, promovido pelo Instituto Lixo Zero.
A iniciativa, que surgiu no início deste ano, é fruto do sucesso da parceria entre as instituições e a empresa de compostagem Dr.Catador. O objetivo do programa, que conta com a participação de alunos de graduação, pós-graduação, professores e servidores técnico-administrativos, é promover a educação ambiental nas escolas de ensino fundamental e médio dos municípios de Paraty, Porto Real e Volta Redonda. Saiba mais sobre o projeto aqui.
Para o coordenador Afonso Aurélio, o reconhecimento pelo Instituto Lixo Zero em tão pouco tempo de atividades significa que o desempenho do projeto está sendo positivo: “Nós começamos o projeto em 2023 e com 6 meses de projetos veio esse reconhecimento. O projeto ainda não alcançou o ápice, mas demonstra que ele é uma vitrine para a educação ambiental, para a conscientização de crianças em escolas públicas. A importância do reaproveitamento do resíduo orgânico para a produção de adubo e utilização em hortas, produção de alimentos, promovendo a economia circular. Isso é importante para nós”.
Além da comemoração, a equipe também enxerga o reconhecimento como um incentivo para a ampliação do projeto, que já possui planos para 2025. “Nossos planos são de conseguir atender novos municípios. Com certeza com esse reconhecimento, com essa premiação, isso é uma vitrine para empresas e até mesmo o poder público possam financiar novas unidades em novos municípios e também multiplicar aquelas unidades já no município instalado”, ressaltou o coordenador.