Na primeira semana de julho, dia 6, o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Nóbrega, marcou presença no Complexo Arquitetônico Educandário Paula Cândido, em Charitas, Niterói. O complexo abriga o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa, também conhecido como Colégio Brasil-China, e a Coordenação de Arquivos, vinculada à Superintendência de Documentação da UFF (CAR/SDC/UFF).
O ponto inicial da visita foi a exposição “Carlos Chagas visita Niterói”, uma iniciativa liderada pela Professora Drª Aurea Grippa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF, com o apoio da FIOCRUZ. A exposição celebra o legado do médico sanitarista Carlos Chagas, uma figura proeminente na medicina brasileira.
Em seguida, o reitor foi conduzido por uma visita técnica à Coordenação de Arquivos, guiado pela coordenadora do local, Camilla Aquino, e pelos arquivistas da unidade. No espaço, conheceu de perto parte do acervo arquivístico da universidade e obteve uma visão mais aprofundada das atividades desenvolvidas no Arquivo.
“A visita ao Complexo Arquitetônico Educandário Paula Cândido foi uma experiência extremamente valiosa”, destacou o Reitor. “A exposição sobre Carlos Chagas é um belo exemplo da interseção entre história, ciência e educação. Quanto à Coordenação de Arquivos, não poderia deixar de ressaltar a dedicação e competência de toda equipe e da Superintendência. Eles desempenham um trabalho essencial para preservação e difusão do acervo histórico da Universidade, contribuindo de maneira significativa para a manutenção da nossa memória acadêmica e da nossa história de modo geral”, completou.
O complexo, construído no século XIX, possui cerca de 3.000 m² e se debruça sobre a enseada da baía de Guanabara. Inicialmente abrigou o Hospital Marítimo Santa Isabel, instalado e dirigido pelo sanitarista Francisco de Paula Cândido a partir de 1853. Em sua homenagem, todas as instalações que o local abrigou passaram a se chamar Paula Cândido em 1898. Posteriormente, o hospital foi transformado em Preventório para abrigar crianças necessitadas de isolamento de contato tuberculoso. Nas suas dependências, mais tarde, foi estabelecida a Escola de Enfermagem e o Educandário Paula Cândido, destinado a crianças carentes.
O Educandário Paula Cândido, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2007, continua sendo um espaço de grande importância histórica e cultural para Niterói. Para mais informações sobre o prédio e sua rica história, acesse: http://arquivos.uff.br/cronologia-do-predio-da-car/.