Informe

Mais de 50 projetos da UFF são contemplados em edital da Faperj

Na última semana, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) liberou o resultado do Programa de Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação do Estado do Rio de Janeiro, no qual muitos pesquisadores da UFF foram contemplados. O edital tem como objetivo estimular a realização de eventos dos mais variados temas no âmbito científico, tecnológico, profissional e artístico-cultural, bem como estimular a divulgação de pesquisas e/ou estudos desenvolvidos no estado.

Os investimentos para o financiamento do edital, segundo a Faperj, são da ordem de 8 milhões de reais, podendo ser incluídos recursos financeiros adicionais, a depender da demanda qualificada e da disponibilidade orçamentária. Os critérios de avaliação dos projetos estão relacionados à relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental e social das diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, à qualificação das instituições promotoras, bem como ao seu caráter multidisciplinar.

Ao todo, foram 59 projetos da UFF aprovados, divididos pelas mais diversas áreas do conhecimento. Dentre congressos, seminários, workshops e outros eventos, destacam-se iniciativas dos campos da segurança pública, linguística, nutrição, saúde mental, biologia marinha, sustentabilidade, direitos humanos, comunicação, arquitetura, engenharia, entre outros.

No âmbito administrativo, uma das iniciativas contempladas foi o “Conheça a UFF”, projeto que apresenta aos alunos do ensino médio da região as instalações e programas da UFF, com palestras e tours guiados entre os campi da universidade. A iniciativa é liderada pela Superintendência de Comunicação Social (SCS) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Proppi).

Em suas últimas edições, o Conheça a UFF atendeu mais de 3.200 estudantes de inúmeras escolas. Além da visita guiada, o objetivo principal do projeto é o incentivo ao ensino superior e a criação de laços dos alunos com a universidade antes mesmo de realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o recurso da Faperj, o programa ganhará duas novas edições para o ano de 2024, possibilitando novas visitas e atividades para os jovens estudantes.

Outro projeto contemplado foi o “Agenda PROPPI-UFF: divulgando para empreender e inovar”, que é uma iniciativa da Proppi que tem como finalidade dar visibilidade às ações de pesquisa e inovação da universidade. A realização do evento possibilitará, além da evidente valorização do ensino superior público e de qualidade no Brasil, a atração de novos recursos e parcerias, a contribuição para o desenvolvimento regional e nacional e o fortalecimento da cultura de pesquisa e inovação na nossa universidade.

Confira aqui a lista de todos os projetos contemplados no edital do Programa de Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação do Estado do Rio de Janeiro da Faperj.

Pular para o conteúdo