O Conselho Universitário (CUV) da Universidade Federal Fluminense (UFF) aprovou por meio da Resolução CUV/UFF nº 246 de 6 de setembro de 2023, a política arquivística da Universidade. O texto aprovado cumpriu os trâmites administrativos por meio do Processo SEI nº 23069.189043/2022-50.
A política arquivística da UFF estabelece a divisão de responsabilidades do corpo funcional e setores sobre os arquivos da Universidade. Cabe à Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação (CAR/SDC) o monitoramento da Política Arquivística, a coordenação do programa de gestão de documentos da UFF, a administração dos arquivos intermediário e permanente para manutenção e acesso à memória institucional.
A política arquivística da UFF aborda ainda os serviços de protocolo, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), o Serviço de informação ao cidadão (SIC), a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS), dados abertos, proteção de dados pessoais, documentos digitais e digitalizados, recursos humanos capacitação e sustentabilidade.
O documento, elaborado por Grupo de Trabalho instituído pela DTS SDC/UFF nº 12, de 1º de setembro de 2021, tem como base um amplo levantamento da legislação arquivística, das políticas arquivísticas de outros órgãos, trabalhos acadêmicos a respeito de sistemas de arquivos, bem como o contexto jurídico administrativo da UFF e da consulta ao corpo técnico da Universidade que lida com documentos arquivísticos.
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