A integridade é um dos pilares das estruturas políticas, econômicas e sociais e pode ser considerada a pedra angular da boa governança. Pensando nisso, a OCDE desenvolveu um documento que fornece aos governos orientações concretas para a implementação dessa estratégia de integridade pública.
O Manual de Integridade Pública envolve princípios como comprometimento, responsabilidades, estratégia, regras, sociedade, liderança, meritocracia, desenvolvimento de capacidade, abertura, gestão de riscos, aplicação e sanção, e participação.
Nesse sentido, a “liderança com integridade” requer dois aspectos inter-relacionados: o líder deve ser percebido como uma pessoa com altos valores morais e deve ser um gestor com altos valores morais. Os líderes íntegros são dotados de traços como integridade, honestidade e confiabilidade, que se refletem em seus comportamentos.
Alguns métodos podem ser utilizados pelo governo para desenvolver habilidades de liderança integral, como:
a) incluir a liderança de integridade como um requisito para seleção, nomeação, promoção e avaliação em cargos de gerência de todos os níveis da organização;
b) apoiar os gerentes em seu papel como líderes íntegros, estabelecendo mandatos claros e fornecendo apoio organizacional, bem como treinamentos e orientação periódicos;
c) desenvolver estruturas de gestão que promovam responsabilidades gerenciais para identificar e mitigar riscos para a integridade pública.
Acesse aqui o site da CGU para saber mais sobre Liderança com Integridade.