De 13 a 15 de março de 2024, acontecerá na UFF uma conferência internacional denominada “Rethinking the History of Global Capitalism” (Repensando a História do Capitalismo Global), organizada pelo Centro de Desigualdades Globais da UFF e pela Iniciativa Weatherhead sobre História Global da Universidade de Harvard. Além disso, conta com o patrocínio da Cátedra Unesco sobre Desigualdades Sociais e Globais e do Programa de Estudos DRCLAS Brasil da Universidade de Harvard.
O objetivo do evento é repensar o capitalismo a partir de uma perspectiva global, com foco em abordagens interdisciplinares e comparativas, buscando novos caminhos de investigação. Além disso, a conferência busca estimular a participação de pesquisadores do Sul Global, abrangendo regiões como a Ásia, a África e a América Latina, que possuem narrativas ricas e diversas sobre o seu lugar, papel e impacto na história global do capitalismo.
“Ao incentivar a participação de pesquisadoras/es de diferentes lugares do mundo, o evento aposta na mais ampla atualização do diálogo social e acadêmico sobre a história do capitalismo, privilegiando a troca entre outros atores dentro e fora da universidade”, explica o professor Douglas Leite, da Faculdade de Direito e membro do Centro de Desigualdades Globais da UFF.
Segundo o professor Tâmis Parron, do Instituto de História, “a parceria com Harvard se originou como tudo na vida: com simples conversas e boa-vontade. Desde 2016, estabeleci contato com professores de Harvard graças a subsídios da Fapesp e da Fundação Volkswagen para passar um ano lá. Mas o verdadeiro sentido da parceria se desenvolveu no âmbito do Centro UFF e do Plano Institucional de Internacionalização da UFF, articulado pela Reitoria. Foi aqui que a simples mobilidade acadêmica evoluiu para o entendimento mais amplo de que queríamos buscar um ambiente institucional de cooperação internacional e redes estratégicas de trabalho colaborativo. A conferência é expressão disso”, explica.
Para a professora Juliana Nunes, do Departamento de Geografia, a conferência tem um efeito multiplicador para a nossa universidade. “Ela amplia a inscrição internacional da UFF nas redes mundiais de pesquisar, reforça a imagem pública da UFF como uma instituição engajada com a montagem de uma articulada agenda de pesquisa sobre o combate às desigualdades e produz insumos para professores e alunos, ao colocar a nossa comunidade acadêmica em contato com os melhores pesquisadores do mundo sobre a história global do capitalismo”.
Já o professor Sérgio Castilho, do Departamento de Sociologia, acrescenta que receber pesquisadores e acadêmicos reconhecidos nacional e internacionalmente contribui e estimula a formação universitária e o debate sobre temas centrais ao momento atual e à sociedade brasileira. “O evento pretende ser um aglutinador de esforços e iniciativas em torno de tais temas, trazendo, ao mesmo tempo, visibilidade e projeção para a instituição fluminense”, reforça.
Caso tenha interesse em participar da conferência e apresentar um artigo, os organizadores solicitam o envio de uma proposta de três páginas em espaço duplo e uma cópia do seu currículo combinados em um único documento PDF até 1º de janeiro de 2024. A proposta deve ser enviada para Jessica Barnard em wigh@wcfia.harvard.edu. Para os participantes de fora do Rio de Janeiro, o evento cobrirá as despesas de viagem (classe econômica) e hospedagem por quatro noites de uma pessoa por artigo.
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para Tamis Parron em tamisparron@id.uff.br ou Sven Beckert em beckert@fas.harvard.edu.
Confirma a programação aqui.
Para outras informações, acesse o site do evento.